Artigo : Inovação que vem das pequenas

*Por Gabriel Santos, coordenador do MIDI Tecnológico

** Artigo publicado no Diário do Comércio e Indústria, em 29 de abril

 

A inovação está no DNA das empresas nascentes em tecnologia, tanto em suas soluções quanto em seus processos. Apesar de não ter a força e a influência das grandes, os pequenos conseguem ocupar seu lugar no mercado pela capacidade de interagir e gerar inovações para outras empresas e se adaptar a mudanças mais facilmente, por terem estruturas mais enxutas. A maior popularização e aceitação da inovação aberta tem contribuído para o aumento desse modelo de negócio, uma vez que permite que, além dono da ideia inovadora, outras pessoas contribuam para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da solução.

 

As startups surgem quando o empreendedor enxerga uma solução para problemas comuns

a várias corporações ou pessoas. No Brasil, a maioria das empresas nascentes são B2B (business to business), de acordo com a base de dados da Associação brasileira de Startups. Essa característica favorece a interação entre negócios já estabelecidos e iniciantes. Para os que estão começando, a troca é importante na validação de seus projetos e captação de recursos. Já para os grandes é uma oportunidade de ter acesso a inovação de forma mais rápida e barata ou construir parcerias para novos projetos.

 

Existem muitos espaços que são facilitadores dessas interações. Na incubadora MIDI Tecnológico, mantida pelo Sebrae/SC, eventos são promovidos para aproximar as grandes empresas das incubadas, o que ajuda no fortalecimento do ecossistema local. Além disso, programas de aceleração corporativas e laboratórios de inovação aberta também encurtam o caminho entre os dois modelos de negócio.

 

Em um momento de crise há maior predisposição de grandes corporações em correr riscos, seja para conquistar uma posição diferenciada no mercado ou defender-se do avanço de concorrentes. Essa é uma ótima oportunidade para startups que necessitam escalar o seu negócio ou simplesmente validar o seu produto ou serviço. Além disso, a disrupção ocorrida em diversos setores por meio da introdução de inovação exige que mesmo as empresas líderes de mercado passem a investir em startups, abrindo uma grande oportunidade para aqueles que estiverem preparados.