Associação Catarinense de Tecnologia lança vertical com foco em Economia Criativa

Associação Catarinense de Tecnologia lança vertical com foco em Economia Criativa

No próximo mês de agosto, será promovido no Stage Music Park, em Florianópolis, o Stun Games Festival, realizado a partir de uma parceria da ACATE com o Grupo All, Prefeitura de Florianópolis, NSC Comunicação e Floripa Conecta. No encerramento do evento, que reúne entusiastas e profissionais de áreas ligadas à economia criativa, será anunciado oficialmente o lançamento da Vertical Economia Criativa, criada a partir da extinta Vertical Games para abranger mais áreas de negócio.

Segundo Arthur Nunes, diretor da Vertical Economia Criativa, tanto a antiga Vertical Games quanto a própria ACATE estavam se movimentando em direção à indústria criativa. “Com o lançamento da Vertical Economia Criativa, estamos abrindo mais o leque e dando mais oportunidades para empresas que desejam participar da Vertical, e que não necessariamente são desenvolvedoras de games, mas que trabalham com a tecnologia atrelada à indústria da cultura e criatividade, como a produção de espetáculos e shows, ou mesmo nos setores de turismo e culinária, por exemplo”, explica Arthur.

O Stun Games Festival, que será realizado no dia 17 de agosto, como um dos eventos da maratona Floripa Conecta, tem como expectativa reunir mais de 1 mil participantes, e será estruturado segundo três pilares: Arena do Conhecimento, seção acadêmica do evento, com palestras para a indústria; Feira de Negócios, ambiente para apresentação de jogos produzidos por empresas catarinenses, com realização de network e prospecção de talentos para contratação; e eSports, com a realização das finais, com premiação em dinheiro, de campeonatos de League of Legends, Counter Strike e Super Smash Bros, por parte da FEESC, e da Copa ACATE Digital de FIFA.

Segundo Arthur, que é também um dos realizadores do evento, o lançamento representa um importante marco ao englobar nas Verticais de Negócio da ACATE outras áreas de atuação, como a animação, que é seu campo há mais de 20 anos. “As empresas de games com certeza representarão um dos principais grupos de trabalho integrados à nova Vertical Economia Criativa, mas a ideia é abranger empresas que não conseguiam se encaixar em uma Vertical, mas sim na economia criativa”, explica. Arthur foi diretor e produtor do filme Minhocas, produzido em Florianópolis e lançado nacionalmente, e está no comando da produção da websérie da Hello Kitty Latin America.