Curso gratuito oferecido pelo CDISC ensina programação de aplicativos para jovens e está com inscrições abertas

O Mão na Massa, oferecido pela Cheesecake Labs e CDISC, abre uma nova turma com início em 10 de março, no IFSC

O aparelho celular está presente em 92% dos domicílio brasileiros, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE. O eletrônico já é a única forma de acesso à internet em mais de 38% das casas. Junto com a solidificação do uso de celular e smartphones como meio de acesso à rede, abrem-se muitas portas para quem trabalha desenvolvendo tecnologias para esses dispositivos. Olhando para o futuro desse mercado, a Cheesecake Labs oferece o programa Mão na Massa, que visa ensinar jovens de aproximadamente 14 a 20 anos técnicas de programação e design para aplicativos. A próxima turma do projeto está com inscrições abertas até o dia sete de março por este link. As aulas acontecem, gratuitamente, no IFSC, todos os sábados, de 10 de março a 28 de julho, às 9 horas.

 

Junto com o Comitê para Democratização da Informática (CDISC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA) e a UFSC, o projeto irá oferecer 16 vagas para a turma básica em Android, 16 para a avançada em Android e 16 para a turma básica em Web. O objetivo é democratizar o acesso à tecnologia pela porta da frente: o mercado de trabalho. “Esperamos que por meio da experiência fornecida pelo Mão na Massa os jovens passem a acreditar no seu potencial e se motivem a continuar aprendendo cada vez mais para se desenvolver profissionalmente e garantir espaço no mercado de trabalho”,  destaca Cássio Goulart, responsável pelo projeto na Cheesecake.

 

A iniciativa já formou 25 alunos que desenvolveram cinco aplicativos: o “My Service”, que auxilia as pessoas a procurarem ou oferecer um serviço; o “What is in it?”, que mostra como a comida é feita e ajuda aqueles que têm alguma restrição alimentar; "Sair Agora", que indica a programação das festas na cidade; o "Olhar Horizontal", um app onde voluntários e ONGs podem se cadastrar; e o “ Onde Tem” que disponibiliza o acesso e a divulgação de cursos gratuitos em Florianópolis.

 

O “Onde Tem” começou a ser desenvolvido na turma básica e foi finalizado na avançada, com a progressão dos alunos. Hoje ele está disponível na Play Store. Victor Oliveira, CEO da Cheesecake, ressalta que a intenção do projeto - que conta com os próprios colaboradores da empresa como professores - é aumentar a rede de desenvolvedores em Florianópolis e, ao mesmo tempo, transformar vidas e ambientes. “Queremos fomentar o empoderamento de jovens líderes, empreendedores, desenvolvedores e designers focados em transformar as comunidades onde vivem”, explica.

 

Para quem tiver interesse em participar do curso – seja como professor, monitor ou aluno – o processo de inscrição é simples: basta registrar suas informações neste link até o dia 7 de Março.

 

Sobre a Cheesecake Labs

Nascida em 2013, a Cheesecake Labs é uma empresa de desenvolvimento e design web & mobile que está reinventando o desenvolvimento colaborativo com times remotos. Com uma cultura disruptiva, desenvolve soluções terceirizadas em parceria com diversas empresas de tecnologia do Vale do Silício, conectando mão de obra brasileira com demandas norte-americanas. A empresa aplica conceitos e políticas inovadoras em gestão de pessoas e tem como um dos objetivo desenvolver projetos e ações sociais voltados para a democratização do acesso ao conhecimento e à tecnologia. Hoje, a Cheesecake conta com 50 colaboradores e mantém como missão a criação colaborativa de soluções que impactem positivamente a sociedade. Com uma carteira de clientes que abrange mais de 20 empresas, sendo mais de 70% de fora do país, cresceu seu faturamento em quase 100% no último ano e prevê um crescimento de 80% para 2018.