Evento da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia discute como as Cidades Inteligentes podem responder a problemas urbanos

Vertical Meeting de julho traz palestras com Carlos Venícius Frees, da ABDI, e Hamilton Avinco, da Algar Telecom

Quatro cidades catarinenses estão entre as mais inteligentes e conectadas do Brasil, de acordo com o levantamento Connected Smart Cities. Florianópolis, Blumenau, Itajaí e Joinville aparecem no ranking, em 6ª, 27ª, 34ª e 35ª posição, respectivamente. Para discutir o que são e como fomentar as cidades inteligentes, a Vertical IoT da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) promove a edição de julho do Vertical Meeting sobre esse tema. O evento será no dia 6, a partir das 18h, no Centro de Inovação ACATE (CIA) - Primavera.

 

Cidades inteligentes, ou smart cities, usam tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população a partir da redução de custos e menor consumo de recursos naturais. Uma cidade inteligente tende a responder mais rapidamente aos problemas e desafios globais. Além disso, seus habitantes devem ser agentes transformadores, com poder de causar uma revolução social por meio da informação.

 

Carlos Venícius Frees, líder do projeto de cidades inteligentes da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), fará uma apresentação sobre a participação das empresas e instituições de Santa Catarina no projeto Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes, desenvolvido pela entidade em parceria com o Inmetro. Essa iniciativa irá implantar um ambiente demonstrativo estruturado no campus do Inmetro em Xerém (RJ), integrando soluções de hardware e software em diferentes cenários físicos e virtuais.

 

A segunda palestra será de Hamilton Marques Avinco, diretor da Vertical IoT da ACATE, com o case da Algar Telecom no bairro inteligente de Uberlândia (MG). Avinco também irá comentar a situação de Florianópolis no ranking nacional de cidades inteligentes.

 

Após as apresentações, haverá momento de confraternização e networking com chope. As inscrições para o evento são gratuitas e estão disponíveis no site http://bit.ly/2siiL95.

 

Serviço

 

O que: Vertical Meeting sobre Cidades Inteligentes;

Quando: 6 de julho, a partir das 18h;

Onde: Centro de Inovação ACATE (CIA) - Primavera (Rodovia SC-401, km 4, Bairro Saco Grande - Florianópolis - SC);

Quanto: inscrições gratuitas.