MIDI Tecnológico recebe reconhecimento nacional na Conferência da Anprotec, em Fortaleza (CE)

Incubadora com sede em Florianópolis (SC) conquistou o certificado CERNE 01 e vai abrigar uma das selecionadas do programa de startups da Samsung. Duas incubadas também foram selecionadas para a final do programa de aceleração InovAtiva Brasil

O MIDI Tecnológico, com sede em Florianópolis (SC), volta da 26a. Conferência  da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimento Inovadores), maior encontro nacional de parques tecnológicos e incubadoras, com a conquista do certificado de metodologia CERNE 01, junto a outras nove incubadoras. No encontro, realizado em Fortaleza (CE), o MIDI - gerido pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia e mantido pelo Sebrae/SC -  ainda foi escolhido para apoiar uma das startups selecionadas para participar do Programa de Promoção da Economia Criativa, da Samsung. Além dessas conquistas, a entidade se destaca no cenário nacional por ter duas incubadas na fase final do segundo ciclo de aceleração do InovAtiva Brasil.

 

O objetivo do CERNE (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos) é criar um modelo e um padrão de atuação das incubadoras, de forma a ampliar a capacidade de gerarem empreendimentos inovadores e bem sucedidos. O CERNE 01 é o primeiro nível da metodologia de gestão. “A certificação contribui para o aprimoramento dos processos da incubadora, impactando diretamente no apoio oferecido às empresas”, explica Kamila Bittarello, coordenadora técnica do MIDI Tecnológico.

 

Durante a Conferência também foram anunciadas as startups selecionadas para participar do Programa de Promoção da Economia Criativa, parceria entre Anprotec, Samsung e CCEI Daegu - Centro de Economia Criativa e Inovação da Coreia do Sul. A empresa Meu Plano, incubada da IncTech, incubadora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Unochapecó, foi selecionada, junto com outros 12 negócios, e escolheu o MIDI para ficar incubada por nove meses, uma vez que a entidade foi uma das dez habilitadas a promover as atividades do Programa no país.

 

A Meu Plano concorreu com 300 empreendimentos inovadores para receber um investimento de até R$ 250 mil e treinamentos focados na criação de empreendimentos inovadores, inspirados no modelo coreano. Rudinei Gerhart, criador da solução, justifica a escolha do MIDI Tecnológico pela integração que a incubadora mantém com o ecossistema tecnológico. “Vimos a grande influência do MIDI no sucesso de alguns empreendimentos incubados e acreditamos que na entidade teremos o apoio e complementação necessários para amadurecermos nosso modelo de negócio, atrairmos pessoas e capital e termos acesso ao mercado”, destaca.

 

Gabriel Santos, coordenador do MIDI, ressalta que esses resultados demonstram o crescimento da relevância da incubadora no cenário nacional: “Tanto a sistematização dos processos, enquanto objetivo do CERNE, quanto a aproximação com grandes empresas, como é o caso da Samsung, são movimentos que auxiliam o MIDI a gerar cada vez mais valor aos incubados e à comunidade de startups de Santa Catarina frente ao ecossistema nacional”.

 

InovAtiva

 

Santa Catarina é o segundo estado com maior número de empresas selecionadas para a etapa final do programa de aceleração InovAtiva Brasil 2016.2. No total, 18 empresas catarinenses foram escolhidas para receber sete semanas de mentorias e capacitações online. Das 300 startups que iniciaram o segundo ciclo de aceleração InovAtiva, duas incubadas do MIDI Tecnológico passaram para a fase final do programa realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).  A Meu Carro e a Mister Van  chegaram a final com soluções na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), setor de maior destaque no programa, com 45 empresas.

 

A Meu Plano desenvolve um aplicativo para celular vinculado às concessionárias de automóveis, para auxiliar motoristas no agendamento de serviços de manutenção. Já a Mister Van é uma plataforma baseada no princípio da economia de abundância, voltada para o setor de transportes, que conecta viajantes em grupo e motoristas de forma simples, segura e econômica. Felipe Kleinübing, cofundador e CEO da Meu Carro, destaca a importância de contar com o apoio da incubadora no aperfeiçoamento da solução:  “O ambiente criado pelo MIDI foi estratégico para chegar até a final, pois permite o acesso a diversos mentores, consultores, subsídios e outros auxílios que fazem grande diferença diante os desafios de gestão e validação dos modelos de negócios”.

 

Sobre o MIDI Tecnológico

O MIDI Tecnológico foi contemplado três vezes com o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador da Anprotec: eleito a melhor incubadora do Brasil para promoção da cultura do empreendedorismo em 2014; melhor incubadora do Brasil para o desenvolvimento local e regional em 2012; e melhor incubadora do Brasil para a Geração e Uso Intensivo de Tecnologias em 2008. A entidade já apoiou 88 empresas de base tecnológica e atualmente conta com 15 incubadas e quatro pré-incubadas.