OKR Day: evento estimula gestão ágil nas empresas por meio da prática

Primeira edição do encontro realizado pela CoBlue acontece no dia 21.11, na sede da empresa Softplan, em Florianópolis

Empresas que investem em métodos de gestão inovadores têm mais chances de obter sucesso, de acordo com uma pesquisa recente realizada por professores das universidades de Harvard, Stanford e Doke. Uma das metodologias que vêm mudando a forma como as pessoas se relacionam dentro das instituições é o Objectives and Key Results, conhecido como OKR. No dia 21 de novembro a Coblue, que desenvolveu o primeiro software de OKR brasileiro, promove o OKR DAY, um evento pensado para disseminar essa metodologia e orientar sua prática para líderes de instituições de diversos setores. O encontro será na Softplan, parceira do evento, com início às 13h30. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.coblue.com.br/evento.

A primeira edição do evento conta ainda com o apoio da VEC, empresa de Florianópolis especializada nas áreas de estratégia, projetos, processos e governança de TI. O encontro será marcado pela prática. George Eich, sócio-fundador da CoBlue destaca que a dinâmica do evento foi pensada para aproximar os participantes da metodologia: ágil e simples. “OKR nada mais é que prática; estamos o tempo todo repensando objetivos e estimulando ações para alcançar os resultados-chave. Sendo assim, não temos como falar sobre o método sem mostrar como ele funciona de verdade”, ressalta George.

Os inscritos poderão participar de fast talks, da construção de OKRs reais e receberão mentorias para entender se o caminho que escolheram levará ao objetivo estipulado. “Para cada empresa o processo de construção de OKR é diferente, por isso não basta mostrar o que é a metodologia, precisamos nos certificar que os participantes sairão do evento prontos para implementar o método de gestão ágil em suas empresas”, reforça

Antonio Zubieta, sócio- fundador da CoBlue.

Parceria de Sucesso

A Softplan, parceira da Coblue no evento, começou a adotar OKR na rotina de trabalho em alguns de seus setores. De acordo com Amanda Putti, analista de inovação da gigante catarinense de software, a metodologia traz uma visão mais clara dos objetivos a serem alcançados por cada equipe. “A vantagem de adotar OKR é o engajamento. A metodologia exige colaboração para dar certo. Hoje, além do time Inovação UNJ (Unidade de Negócios Jurídicos) os times Contas, Customer Success e Suporte TJ e Suporte utilizam o método dentro da Softplan”, afirma Amanda.

Para ela, o evento é uma grande oportunidade para trocar conhecimentos e incentivar uma nova e eficiente forma de se trabalhar. “A iniciativa é uma chance para os colaboradores e participantes aprenderem um pouco mais sobre uma metodologia inovadora de gestão de trabalho e produtividade, gerando insights”, explica.

Gestão ágil

Grandes empresas de tecnologia apostam no método OKR de gestão para otimizar seus processos e alcançar resultados de forma estratégica e conectada com a realidade. A metodologia de Objectives and Key Results foi adotada pela Google em 1999, que hoje é uma das maiores do setor de tecnologia do mundo. Além da empresa de buscas, o LinkedIn e o Twitter também usam o método que delimita objetivos e resultados-chave como forma de alinhar expectativas, avaliar o desempenho da organização e mapear o que está dando certo ou não.

Baseado na ideologia lean - que prevê a entrega de valor de forma rápida e constante -, o método funciona para empresas de todos os portes. As metas são delimitadas a curto e longo prazo e cada uma delas é acompanhada por atividades para todos da equipe. À medida que as atividades vão sendo cumpridas é possível perceber o quanto estão impactando e gerando resultados, além de facilitar a percepção do status da meta: se ela será alcançada ou não.

Sobre a CoBlue

Por meio de suas soluções, a CoBlue já impactou mais de 30 mil pessoas em dois anos. A empresa trabalha com duas vertentes - uma tecnológica com o uso do software e outra voltada para o desenvolvimento pessoal dos colaboradores e empresários, realizada por meio de consultorias e coachings. A projeção é que no próximo ano a empresa tenha um aumento de 10 vezes no seu número de clientes. Em 2016, a receita da startup foi de mais de R$ 1 milhão. Site: www.coblue.com.br

Sobre a Softplan

A Softplan é uma das maiores empresas de software de Santa Catarina, com cerca de 1500 colaboradores. Atua há 27 anos no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial e gestão pública. Desenvolve soluções corporativas para segmentos específicos de negócios, com foco nas seguintes áreas de atuação: indústria das construção; administração pública; projetos cofinanciados por organismos internacionais; departamento de infraestrutura, transportes e obras; Tribunais de justiça, Ministérios Públicos, Procuradorias e escritórios de advocacia. Suas soluções já estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos.
Site: https://www.softplan.com.br/