Programa de consultoria busca aproximar universitários e startups

As empresas do MIDITEC, Reviewr e Ltrace, foram as primeiras a participar do programa de consultoria feito com a Univali

A parceria entre a incubadora de Florianópolis MIDITEC e a Univali, por meio do curso de Ciência da Computação - Campus Kobrasol, foi firmada em agosto deste ano com o objetivo de integrar a academia e as startups, aproximando alunos de problemas reais. Assim, os estudantes podem trabalhar e contribuir com possíveis soluções na área de engenharia de software. As empresas que receberam consultoria no primeiro ciclo do programa foram a Reviewr e a Ltrace. Os encontros da etapa inicial duraram mais de dois meses e em 2018 será feito o acompanhamento da execução das melhorias.

 

O profº Marcello Thiry foi  responsável por conduzir o trabalho na Univali. A metodologia aplicada por ele contemplou o diagnóstico de cada empresa. Também foram realizadas reuniões e apresentação de resultados para facilitar o acompanhamento. Segundo Rodrigo Exterkoetter, CEO da Ltrace, a interação entre empresas e universidades é essencial para os dois lados. “Nós podemos aplicar o conhecimento acadêmico em algo real e as universidades podem formar cada vez melhores talentos com grande potencial e destaque no mercado”.

 

Para a incubadora MIDITEC, que oferece tanto infraestrutura, como suporte em diversas áreas necessárias para o desenvolvimento de uma empresa, a conexão gerada entre o MIDITEC, a Univali e as startups incubadas foi muito importante. “Obtivemos resultados efetivos para todos, devido à transferência de conhecimentos atualizados da academia para o dia a dia das empresas, na proposição de melhorias para a resolução de problemas reais. Além disso, os alunos são incentivados a serem futuros empreendedores e a participarem deste ambiente inovador e integrador que ajudamos a fomentar", afirma Scheilla Lucas, responsável do MIDITEC.

 

Sobre o MIDITEC

 

Selecionado quatro vezes como melhor incubadora do país pela Anprotec, o MIDITEC já ajudou no desenvolvimento de 112 empresas de tecnologia na Grande Florianópolis, o que representa cerca de 14% dos empreendimentos do setor na região. Por meio das mentorias e capacitações que oferece, a incubadora se preocupa há 19 anos em desenvolver ideias de negócios inovadores e empreendedores. O método utilizado ainda compreende aproximação com o mercado, investidores e empresários o que ajuda na validação do negócio, mandando para o mercado empresas com alto potencial de desenvolvimento: cerca de 85% dos negócios iniciados no MIDITEC ainda estão em funcionamento.