Verifiquei meu extrato e percebi que meu cartão foi clonado, tem como saber quem foi?
Aproximadamente 3,6 milhões de pessoas passaram por isso no ano de 2019 segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Nessas situações, a primeira coisa que uma pessoa pensa é em descobrir quem é o responsável por isso, para que as autoridades possam localizá-lo e puni-lo.
Como saber se meu cartão foi clonado?
A primeira suspeição sobre a clonagem de um cartão, seja ele de débito ou de crédito, é levantada quando o titular da conta identifica despesas estranhas em seu nome.
Pagamentos os quais ele não reconhece o valor ou que apresente local e horário da compra incompatíveis com o uso que ele fez do cartão chamam a atenção nesses casos.
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Outro fator para o qual se deve voltar a atenção nessa situação é a ocorrência de saques desconhecidos ou mesmo em horários improváveis.
Também é importante estar ligado nas notificações recebidas de compras através do aplicativo do seu banco, se você for um cliente que costuma usar o internet banking.
Por isso, sempre confira o extrato de sua conta e os valores que constam na sua fatura. Além disso, não deixe de observar com cuidado os avisos de compra que chegam no seu aparelho móvel.
Se em algum desses casos houver valores que não foram gastos por você ou por outra pessoa que tenha acesso ao seu cartão, a chance do plástico ter sido clonada é grande.
Meu cartão foi clonado: tem como saber quem foi?
Os extratos mostraram despesas desconhecidas, sua fatura veio com valores exorbitantes que você não reconhece, chegou uma notificação avisando de uma compra que você não fez?
Então, provavelmente você foi vítima de um golpe que clonou seu cartão. Nesse momento, a ficha cai e você pensa “meu cartão foi clonado, tem como saber quem foi?”
Infelizmente, a notícia é que a chance de identificar o criminoso é baixa, já que o banco não é legalmente obrigado a fornecer os dados de quem aplicou o golpe.
No entanto, o que a instituição deve a seus clientes é o direito de restituição do prejuízo tomado com a fraude. Quanto a isso não tem discussão. A lei está ao lado da vítima.
Portanto, se você foi surpreendido por um golpe desse tipo, o melhor a se fazer é buscar o seu banco para conversar sobre seus direitos e recobrar o valor gasto pelos golpistas.
Tive o cartão clonado: o que fazer?
Depois da surpresa imediata e de se perguntar como descobrir quem foi que aplicou o golpe em seu cartão, a outra dúvida que surge geralmente é “e agora, o que fazer para recuperar a quantia furtada?”.
Pensando nisso, reunimos algumas orientações para serem seguidas se você foi uma vítima de cartão clonado.
O primeiro movimento que se deve fazer neste caso é solicitar o bloqueio ou o cancelamento imediato do seu plástico na instituição bancária. Assim, evita-se que o criminoso continue fazendo compras em seu nome.
Depois, é extremamente importante registrar todas as cobranças que vieram devido às despesas dos golpistas. isso pode incluir quantias no extrato bancário, além de valores na fatura do mês seguinte.
Feito isso, é hora de acionar a justiça. Vá até uma delegacia e protocole um boletim de ocorrência o mais rápido possível na delegacia ou pelo site da polícia civil.
Dessa forma, você protege o seu nome de possíveis cobranças indevidas em decorrência dos valores gastos pelos criminosos, já que terá como comprovar que as despesas não foram suas, e sim dos golpistas.
Por este mesmo motivo, é interessante fazer um alerta de documentos roubados furtados ou perdidos no portal do Serasa. Para isso, acesse “Alerta de documentos Serasa”.
É interessante refletir como os criminosos encontraram uma brecha que os permitisse clonar o seu cartão. O mais comum é que os dados do cartão tenham sido roubados de sites em que ficaram salvos após uma compra online.
Quem paga o prejuízo do cartão clonado?
A instituição financeira que opera o seu cartão é judicialmente obrigada a ressarcir toda a quantia gasta pelos criminosos.
Essa despesa não é de responsabilidade da vítima.
Também é legalmente garantido ao cliente uma nova impressão da sua fatura no caso de compras no crédito, de modo que todas as despesas provenientes do golpe sejam excluídas da alçada do titular do cartão.
Meu cartão foi clonado: posso processar o banco?
Embora a clonagem seja de responsabilidade do banco, isso por si só não configura um motivo para processar a instituição financeira.
No entanto, se o banco se recusar a garantir os direitos dos clientes nesse caso, como de ser ressarcido e de não arcar com as despesas dos golpistas, aí sim é pertinente entrar com uma ação judicial contra ele.