O código do banco 104 e outros, quando identificados numericamente, são informações comuns nas operações financeiras.
Embora sejam frequentemente exigidos para a realização de cadastros e transações, eles não são identificados nos cartões e aplicativos das instituições bancárias, o que acaba gerando muita dúvida.
Bem como os outros dígitos de verificação, o 104 é justificado pelo resultado de contas matemáticas de subtração, multiplicação e divisão, que são próprias do banco que ele identifica.
Os códigos que identificam os bancos não são escolhidos aleatoriamente, porém, sua determinação é obrigatória, já que visa proporcionar segurança e autenticação aos usuários.
Qual é o banco 104?
O banco 104 é a Caixa Econômica Federal. Em outras palavras, 104 é o código que define essa instituição bancária para realizar transferências de dinheiro ou documentos de ordem de crédito.
Esse é o maior banco público do país, por isso o código 104 está entre os mais utilizados pelos brasileiros.
Onde fica o banco 104 da Caixa Econômica?
É importante destacar que o código do banco não identifica uma agência específica, mas sim a instituição financeira de maneira geral.
Atualmente a Caixa Econômica conta com cerca de 73 milhões de clientes e, por isso, o banco 104 possui mais de 4.200 pontos de atendimentos espalhados pelo país.
No site da instituição, é possível identificar onde fica o banco 104 mais próximo.
Qual o telefone do banco 104?
Devido à dimensão do público, o banco 104 conta com diversos canais de comunicação. Pensando nisso, listamos os telefones de acordo com os serviços que eles contemplam:
- SAC CAIXA: 0800 726 0101
- Ouvidoria CAIXA: 0800 725 7474
- Agência Digital e Alô CAIXA: 4004 0 104 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 104 0 104 para outras regiões
- CAIXA Cidadão: 0800 726 0207
- Auxílio Brasil: 111
- Para clientes no exterior: 55 (61) 3533 2000
- Para portadores de deficiências auditiva e de fala: 0800 726 2492
O que é código banco?
Como já foi dito, o código do banco é um dado frequente nas operações bancárias. Assim, cada banco possui um código único de três dígitos, que também é denominado COMPE (Código do Sistema de Operações Monetárias e Compensação de Outros Papéis).
Esse número de verificação existe para não deixar margem de erro nas operações. Afinal, existem instituições com nomes parecidos, que poderiam ser confundidos caso os códigos não fossem utilizados.
Como e onde usar o código do banco?
De modo resumido, esse código deve ser usado em operações como TED (Transferência Eletrônica Disponível), DOC (Documento de Ordem de Crédito) para outro banco e compensação de cheque, desde que sejam realizadas por meio do internet banking.
Em qualquer uma das situações, basta preencher o campo com os números do código solicitado.
O que é ISPB?
ISPB é a sigla do Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro. Em síntese, a funcionalidade é a mesma do COMPE: reconhecer a instituição bancária, principalmente no ato de realização de uma transferência.
O ISPB da Caixa Econômica Federal é 00360305, mas ele raramente é usado. É possível visualizar o número de outros bancos em lista disposta no site do Banco Central.
Qual é a diferença entre código COMPE e ISPB?
Como já foi dito, tanto o COMPE quanto o ISPB são registros numéricos responsáveis pelo reconhecimento dos bancos.
Enquanto o primeiro possui 3 dígitos e é recorrente, o último possui 8 números e deve ser usado apenas em caso de ausência do primeiro, o que não se aplica ao banco 104.