É possível que você já conheça o banco 237 pelo nome e que ele seja até o seu banco. Mas, para que servem esses códigos que identificam os bancos?
Fique atento às informações abaixo para ficar sabendo das informações mais importantes sobre essa instituição e para que serve a codificação bancária.
Qual é o banco 237?
Se você viu escrito em algum lugar a expressão banco 237 e não soube a qual instituição o código se refere, saiba que é o Banco Bradesco que é identificado por este número.
Esses códigos comumente são solicitados quando algum usuário precisa realizar uma transferência bancária do tipo Ted ou DOC para a conta bancária de outra pessoa através do internet banking.
Ele serve para identificar uma instituição em meio a tantas que existem no Brasil, bem como para evitar possíveis fraudes relacionadas aos dados bancários de um usuário.
É fato que o código vem acompanhado logo em seguida do nome do banco ao qual se refere, de modo que não há grandes problemas em não saber de cor o código de cada banco.
Mesmo assim, é interessante ter a informação, pois pode ser que em algum outro momento o código do seu banco, por exemplo, seja solicitado por algum motivo, como ao fazer a compensação de um cheque.
Além disso, é um pouco mais rápido encontrá-lo na lista de bancos que é oferecida no momento da transação pelo aplicativo sabendo o código para o qual você precisa transferir alguma quantia.
Qual o endereço do banco 237?
Como referido anteriormente, o código 237 se refere a um banco afiliado à rede Bradesco. Agora, saiba também que este código específico diz respeito a uma operação Bradesco.
Isso porque os códigos de bancos são distribuídos conforme a operação de determinadas agências. Dessa forma, o banco Bradesco possui alguns códigos.
O banco 036 trata-se do Bradesco BBI, enquanto o Bradesco Cartões é codificado como banco 204 e o Bradesco Financiamentos faz parte das agências com o código 394.
Por fim, aquele sobre o qual trata-se aqui, o banco 237 refere-se às transações do Banco Bradesco S.A., cuja sede fica situada na Avenida Paulista em São Paulo capital.
O que é um código de banco?
O código que é dado aos bancos possui o nome técnico de Código de Sistema de Ações Monetárias e Compensação De Outros Papéis – o Compe – e faz parte da organização do Sistema Monetário Nacional, órgão que opera milhares de interações entre as instituições financeiras todos os dias.
Isso significa que o código de cada banco é único, de maneira que o banco 237 só pode identificar o Bando Bradesco S.A. e o 001 só pode tratar-se do Banco do Brasil.
Sendo assim, é de extrema importância estar atento ao digitar o código do banco para o qual você deseja transferir determinado valor ou para o qual você destinará um cheque.
Por isso, sempre que digitar o código verifique se o nome da instituição que aparece à frente dele é do banco do titular da conta para a qual você irá transferir o dinheiro.
Caso o código seja digitado errado e não haja outro banco com o número que foi fornecido, a transação provavelmente será devolvida por conta da falta de correspondência dos dados.
Para que servem os códigos de bancos?
Para além da qualidade organizacional importantíssima que o código bancário ajuda a compor, ele também é fundamental para diminuir a quantidade de fraudes bancárias e para dar mais segurança ao usuário ao realizar uma transferência.
Afinal, imagine lidar com diversos bancos com nomes parecidos sem uma codificação como essa. É provável que acontecessem muitos erros devido à confusão feita por usuários com nomes de bancos parecidos.
Isso causaria muitos transtornos uma vez que as instituições precisam investir algum tempo para corrigir erros de transferência dos clientes.
Para isso criou-se a codificação e hoje ela é solicitada para realizar diversos serviços bancários (transferência TED, DOC e compensação de cheques), com exceção de transferências realizadas nos caixas eletrônicos de algumas instituições.
Outros códigos de bancos conhecidos
No site oficial do Banco Central do Brasil você encontra os códigos de todos os bancos nacionais. Mas listamos aqui alguns dos principais códigos:
- Caixa Econômica Federal: 104;
- Nubank: 260;
- Banco Bradesco: 237;
- Banco BTG Pactual: 208;
- Banco BVA: 044;
- Código do Banco do Brasil: 001;
- Banco Gerdau: 734;
- Banco Inter: 077;
- Banco J. Safra: 074;
- Banco Neon: 735;
- Banco Original: 212;
- Banco Safra: 422;
- Banco Santander: 033;
- C6 Bank: 336;
- Citibank: 477;
- Hipercard Banco Múltiplo: 062;
- Itaú Unibanco: 341.