Como a pontuação de crédito evoluiu em 2023 com a IA

Recentemente, a inteligência artificial tem contribuído com os mais diferentes setores, inclusive para aperfeiçoar a geração de uma pontuação de crédito para o consumidor. Esse tema em específico ganhou muito com a tecnologia, já que a análise financeira é uma peça-chave para qualquer negócio.

Conheça aqui como a pontuação de crédito evoluiu e quais avanços ela garantiu em 2023 com a IA.

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O que é IA?

IA ou Inteligência artificial é uma tecnologia desenvolvida por meio de linguagem de programação. Ela tem como objetivo simular a inteligência humana e é capaz de tomar decisões de forma autônoma e extremamente rápida.

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O que é a pontuação de crédito?

A pontuação de crédito, também chamada de score de crédito, é um sistema de avaliação que determina se um consumidor é um bom pagador ou não. Tradicionalmente, essa pontuação é feita por meio da reputação financeira da pessoa e avalia o consumidor de 0 a 1000.

A classificação do score de crédito tradicional é feita em três faixas, de acordo com a pontuação:

  • 0 a 299 – risco alto
  • 300 a 699 – risco médio
  • acima de 700 – risco baixo

Os tradicionais 5 C’s do crédito

Ainda falando do método tradicional, existe um método muito utilizado para a concessão de crédito em empresas, chamado de “os 5’Cs do crédito:

  • caráter – histórico financeiro e relacionamento com fornecedores, focando na índole e reputação do cliente;
  • condições – referem-se às condições financeiras, exigindo informações sobre o momento atual e perspectivas do solicitante;
  • capacidade – analisa a capacidade de pagamento, considerando renda, dívidas e outros fatores;
  • capital – avalia o patrimônio líquido, analisando geração de caixa e demonstrativos financeiros;
  • colateral – envolve garantias, podendo incluir avalistas ou bens.

Muito do que esse método abrange também é avaliado pela pontuação tradicional de crédito. Porém, nesse processo muitas pessoas acabam ficando de fora. Mas antes de saber como isso pode mudar, entenda mais sobre a importância da pontuação de crédito.

A importância da pontuação de crédito

Um dos maiores medos do ser humano adulto é ter o nome sujo. Isso quer dizer ser taxado como mau cumpridor dos compromissos financeiros – ou ter uma pontuação de crédito ruim.

Empresas e instituições financeiras costumam usar as pontuações de crédito como determinantes para avaliar o risco de conceder crédito a uma pessoa. Então essa pontuação é fundamental para contratar serviços e adquirir produtos com tranquilidade.

Supostamente, quanto maior o score, mais credibilidade o consumidor tem e maiores são as chances você tem de não levar um calote.

Mas esse método tradicional é excludente, já que leva em conta critérios limitados. Pessoas sem histórico de crédito convencional acabam ficando de fora dessa análise, sendo consideradas um risco – quando muitas vezes não são.

Pensando em abranger uma nova parcela do mercado que, apesar de não utilizar os serviços bancários tradicionais ativamente pode ser uma boa pagadora, empresas buscaram novas formas de construir essa análise. Em 2023 esse processo foi revolucionado pela IA.

Como a IA impulsionou a pontuação de crédito

Com o uso de algoritmos, aprendizado de máquina e Big Data, a análise de crédito foi verdadeiramente revolucionada pela IA. Com ela, as informações tradicionais não são mais as determinantes para avaliar o risco de crédito de um cliente, tornando-se apenas um dos critérios.

Essa avaliação passou a ser mais abrangente e precisa, visto que agora pode considerar mais elementos do contexto de um indivíduo. Na solução 1datapipe, por exemplo, fatores como redes sociais e uso de smartphone entraram na abordagem, além de outros mais de 300 tipos de dados diferentes.

Além disso, um fator importante foi excluído do processo: a subjetividade humana – muitas vezes carregada de preconceitos. A IA faz uma avaliação exclusivamente embasada em dados, eliminando achismos.

A IA também é altamente adaptável a mudanças socioeconômicas. Enquanto os meios tradicionais são estáticos e demoram a mudar, a IA aprende constantemente com os padrões do mercado e seus consumidores, adaptando a sua avaliação com base no cenário atual.

Por fim, a IA faz com que o processo seja mais seguro para a empresa e para o cliente. Com robustos sistemas de proteção de dados, a privacidade e segurança são garantidas, mais precisas e inclusivas.

5 motivos para usar IA na sua análise de crédito

Já deu para entender a importância da revolução da IA na pontuação de crédito. Mas não custa reforçar. Veja 5 motivos para deixar o sistema tradicional de lado e usar IA para mensurar a pontuação de crédito de seus clientes.

1- Você vai ampliar sua cartela de clientes

Com mais dados a serem avaliados, a quantidade de pessoas que serão consideradas para acessar seus produtos e serviços será maior. Isso porque a pontuação de crédito com IA é capaz de incluir quem não está inserido em sistemas bancários em suas avaliações.

Cerca de 38% da população adulta brasileira é desbancarizada. Essas pessoas praticamente não possuem um histórico a ser avaliado pelo sistema tradicional, mas podem ser consideradas com sistemas que usam IA.

2- Você vai promover inclusão financeira

No Brasil, mais de 86 milhões de pessoas têm acesso limitado a produtos financeiros. Muito disso por conta da forma que são avaliados. A IA traz uma visão mais holística dessa análise e consegue englobar quem ainda não está inserido no sistema tradicional de produtos financeiros.

3- Seu risco de crédito vai diminuir

Avaliar as informações certas é essencial para ter uma resposta mais precisa. Com o alto número de dados avaliados pela IA, as chances de erro são menores, então o risco de crédito assumido pela sua empresa diminuirá.

4- Os processos serão mais precisos e seguros

A proteção de dados proporcionada por sistemas que usam IA é maior. O risco de algum colaborador mal intencionado ou outra pessoa pegar dados dos clientes é praticamente eliminado, gerando mais segurança para os clientes e seu negócio.

Além disso, os processos serão bem mais precisos e baseados apenas em decisões objetivas, eliminando o erro humano.

5- Você estará à frente da concorrência

Por fim, estar atualizado com o que há de mais novo na pontuação de crédito vai te deixar bem à frente da sua concorrência. Com a adoção de novas tecnologias para a geração de pontuação de crédito, você ganha mais oportunidades de negócio e de crescimento para sua empresa.

Esses são apenas alguns dos benefícios de investir em uma pontuação de crédito que usa IA. Dá pra ver que a evolução veio para ficar.

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