Construir independência financeira está entre os maiores desejos dos jovens e adolescentes brasileiros nos dias de hoje. Justamente por isso, a busca por dicas de como ganhar dinheiro sendo menor de idade é frequente na internet.
Sem dúvidas, o cenário tecnológico favoreceu significativamente para a geração de lucro, tanto das grandes empresas quanto da população em geral.
Afinal, existem diversas maneiras legais para fazer renda extra, sem precisar investir muitos recursos ou possuir formação.
11 Dicas de como ganhar dinheiro sendo menor de idade
Listamos formas de começar a ganhar dinheiro sendo menor agora mesmo. Continue lendo para descobrir a alternativa que mais se encaixa no seu perfil:
Veja também: Jogo do foguete que ganha dinheiro 2022
1 – Produza artesanatos: bijuterias, laços, pulseiras
Acessórios de moda sempre estão em pauta quando o assunto é ganhar dinheiro, pois esse é o tipo de produto consumido durante todo o ano. Além disso, produzir artesanatos requer baixo investimento e fornece alta lucratividade.
Bijuterias, laços, tiaras, pulseiras e itens de crochê, por exemplo, são objetos presentes na vida de basicamente todas as mulheres e geralmente escolhidos pela beleza, e não pelo valor.
2 – Invista em um canal no YouTube
Na era digital, redes sociais como o YouTube são maneiras excelentes de garantir renda para pessoas que possuem facilidade de comunicação.
O que muita gente não sabe é que para ganhar dinheiro como youtuber é necessário monetizar o canal, divulgar links de afiliados, participar de programas de parcerias da rede ou exibir anúncios nos vídeos. Para isso, é preciso investir.
3 – Entre em um Programa de Jovem Aprendiz
A legislação brasileira permite o início da vida profissional a partir dos 14 anos. Entretanto, esse tipo de trabalho deve ser vinculado ao Programa de Jovem Aprendiz.
Bancos e grandes empresas de diversos segmentos oferecem vagas para jovens, incentivando o preparo para o mercado de trabalho, ainda antes de acabar a escola.
Com isso, o horário de trabalho é regular e a pessoa tem direito a benefícios de trabalhadores com carteira assinada.
4 – Passeie com animais de estimação
Essa é uma ótima opção para as pessoas que gostam de animais! Caso você seja uma delas, divulgar seu trabalho de passeio com cachorros para moradores do seu bairro é uma forma de garantir renda extra.
Muitas pessoas não têm tempo para sair com o pet ou passam muito tempo viajando, por isso esse é um ótimo negócio.
5 – Organize um bazar
Todo mundo tem itens em casa que não usa mais, sejam eles roupas, brinquedos, objetos decorativos ou eletrônicos.
Com esses produtos é possível construir um bazar virtual e essa é uma maneira excelente de obter renda extra e valorizar a sustentabilidade.
Desapegue! Seja das roupas que não cabem mais em você, dos livros que já leu ou até mesmo dos objetos que têm pouca utilidade na sua casa.
Existem diversas plataformas gratuitas de compra e venda de itens usados, como é o caso da OLX, use uma delas e fique atento às respostas dos usuários.
6 – É bom na escola? Dê aula particular!
Caso você domine alguma matéria e goste de estudar, o seu conhecimento pode te dar dinheiro!
Você pode divulgar seu serviço de reforço para estudantes da sua sala ou de classes abaixo da sua. Geralmente, aulas particulares possuem valor por hora.
7 – Venda coisas no marktplace do Facebook
O Facebook Marketplace é uma extensão do Facebook que auxilia os navegantes na compra e venda de itens novos ou usados.
Qualquer empresa ou indivíduo interessado pode colocar anunciar produtos gratuitamente. No entanto, existe a possibilidade de investir em publicidade para aumentar as visualizações.
8 – Seja um influencer nas redes sociais
Existem inúmeras maneiras de faturar nas redes sociais, mas não é novidade que ser um influenciador digital é a mais promissora.
Para ser um influencer nas redes é necessário definir temas do seu interesse para tratar com o público, profissionalizar o Instagram e buscar parceria com empresas.
9 – Divulgue afiliados de produtos na internet
A divulgação de afiliados de produtos têm tido cada vez notoriedade quando o assunto é ganhar dinheiro.
Existem diversas maneiras para faturar com isso: você pode usar as redes sociais, um canal no YouTube ou até mesmo investir em email marketing.
10 – Aprenda a programar jogos
Jogar é o principal lazer da maioria dos adolescentes brasileiros atualmente. Caso você goste dessa área, vale a pena investir em um curso para aprender a programar jogos e faturar com seu conhecimento.
Nos dias atuais, diversas empresas oferecem espaço para programadores abaixo de 18 anos.
11 – Torne-se um gamer
Embora jogar seja visto como uma atividade de entretenimento, muitos jogos pagam dinheiro de verdade para os usuários.
Então, se tornar um gamer pode ser muito prazeroso se você quer ganhar dinheiro sendo de menor na internet.