Como funciona o reajuste de preço no marketplace?

O reajuste de preço no marketplace ocorre com a modificação dos valores de produtos presentes na loja para uma quantia a mais. Isso pode acontecer por conta dos aumentos da produção, escassez, inflação ou sazonalidade, em cada um desses aspectos é necessário ter atenção para não encarecer excessivamente a mercadoria.

Para não prejudicar os clientes, é necessário desenvolver uma boa estratégia de vendas para fazer acompanhamento dos produtos vendidos, das transportadoras e do estoque, para que o reajuste de preço não seja elevado. Caso contrário, as chances de o público-alvo migrar para a concorrência são maiores, já que um dos principais fatores decisivos que o mantém comprando é o valor mais econômico dos produtos.

O que é um marketplace?

O marketplace é um estilo de negócio online que faz com que os vendedores estejam conectados aos clientes por meio de uma única plataforma. Neste ambiente, os profissionais montam uma vitrine repleta de produtos para oferecer diversas opções de mercadorias ao público-alvo, tal como um shopping, e podem realizar o reajuste de preço quando necessário.

reajuste de preço no marktplace

Diferenças entre marketplace e e-commerce próprio

Um e-commerce próprio é uma única loja online, e o marketplace é um ambiente repleto de outros vendedores que possuem suas lojas ativas. No primeiro caso, o alcance pode ser menor, principalmente se a loja estiver no início, enquanto a segunda tem uma visibilidade superior, o que pode auxiliar nas vendas dos produtos.

A importância do reajuste de preços no marketplace

O ajuste de preço no marketplace possibilita à marca se destacar melhor nos resultados de busca, fortalece a sua imagem, e os anúncios se tornam mais competitivos. Chamar a atenção dos potenciais clientes é de extrema importância para alavancar as vendas, pois quando esse reajuste é bem realizado, proporciona:

  • Impacto na competitividade;
  • Reflexos na margem de lucro;
  • Influência na percepção do consumidor.

O reajuste de preço deve ser feito conforme a necessidade e oscilação dos valores nos produtos. É necessário também entender quais são os critérios de precificação exigidos pelas plataformas no marketplace para, dessa forma, ter mais destaque e atrair a atenção do público.

Fatores que influenciam o reajuste de preços

Há alguns fatores que influenciam o reajuste de preço, estar atento ao mercado e às modificações feitas pelos concorrentes é necessário, pois, ao acompanhar estes momentos de baixas e altas, você consegue tomar decisões mais assertivas. No marketplace, alguns desses fatores podem influenciar a alteração frequente do pricing:

  • Custos de aquisição e operação;
  • Concorrência e tendências de mercado;
  • Sazonalidade e promoções.

Em épocas de sazonalidade, onde é ainda mais comum ocorrer o reajuste de preço, você vai encontrar datas importantes, como  o Natal, Black Friday e Dia das Mães. É neste momento que, além de definir boas estratégias, atuar com a ferramenta de gerenciamento da Base.com é importante, pois com ela você tem controle dos pedidos feitos, sabe quantas mercadorias já foram enviadas e não precisa se preocupar com trabalhos manuais.

Estratégias para realizar o reajuste de preços

Uma das principais estratégias é a de reforçar cada vez mais os pontos positivos dos produtos presentes na vitrine de sua loja, além de fazer comparativos com os valores praticados pelos concorrentes. O reajuste de preço pode ser feito com base nestas seguintes táticas:

  • Análise de dados de vendas;
  • Uso de ferramentas de precificação dinâmica;
  • Implementação de descontos e promoções.

Descontos e promoções são estratégias eficientes para atrair o público-alvo e demonstrar que, embora o reajuste de preço foi feito, existem produtos que podem ser adquiridos com ainda mais economia. Conforme os lucros forem entrando no seu caixa, você pode implementar melhorias para a experiência dos clientes ser ainda mais agradável na hora de fazerem compras.

Acompanhar os status de pedidos, verificar a quantidade de produtos presentes em estoque e saber quantos envios foram feitos é fundamental. No entanto, este é um trabalho que deve ser ágil, para que se  tenha controle de todas as informações no momento em que precisar, e é com a Base.com que você consegue gerenciar o que precisa com agilidade no mesmo painel!

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