O banco 748 corresponde ao Banco Cooperativo Sicredi. Assim como qualquer outra instituição bancária, o Sicredi possui um código atribuído pelo Banco Central do Brasil.
Esse dígito verificador, denominado COMPE (Código do Sistema de Operações Monetárias e Compensação de Outros Papéis), tem a finalidade de evitar erros em operações financeiras como compensação de cheques, TED (Transferência Eletrônica Disponível) e DOC (Documento de Ordem de Crédito).
Embora não esteja disposto nos cartões, o usuário que precisa dessa informação para realizar alguma transação. E é possível checar esse número no site da instituição bancária, na plataforma do Bacen ou em uma simples pesquisa no Google.
Qual é o banco 748?
Como já foi citado, o banco 748 é o Sicredi, uma Instituição Financeira Cooperativa que dispõe de serviços bancários e produtos para empresas e agronegócio.
Essa cooperativa possui mais de 6 milhões de associados no Brasil e todos eles podem ser considerados donos.
Onde fica o banco 748?
Mesmo a sede do banco sendo localizada no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, é importante lembrar que o dígito verificador 748 não identifica apenas uma das agências, mas o banco Sicredi em sua totalidade.
Com 120 anos de história, essa instituição já marca mais de 2,4 mil agências no país, por isso o site do Sicredi disponibiliza uma ferramenta para que os usuários encontrem as agências mais próximas.
Como falar com o banco 748?
Por ser uma instituição muito escolhida, o Sicredi possui diversos canais de atendimento, sendo que alguns estão disponíveis 24 horas durante toda a semana:
- Central de Atendimento: 3003 – 4770 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 724 4770 para outras localidades
- Canal para pessoas com deficiência auditiva ou de fala: 0800 724 0525
- Atendimento internacional por ligação a cobrar: +55 (51) 3378 – 4472
- WhatsApp Sicredi: (51) 3358 – 4770
- Ouvidoria: 0800 646 2519
- SAC: 0800 724 7220
Além desses contatos telefônicos, é possível interagir com o banco 748 para tirar dúvidas via redes sociais. E atualmente essa instituição está presente no Instagram, Twitter e Facebook.
Para que servem os códigos dos bancos do Brasil?
Como já foi dito, o código bancário é um recurso que serve para dificultar a ocorrência de erros entre as operações. E o nome das instituições podem ser semelhantes e, por isso, confundidos mais facilmente do que uma sequência de três números.
No Brasil existem centenas de bancos e o número da conta dos usuários pode coincidir e gerar equívoco de destinatário.
Logo, os códigos também são úteis para garantir aos usuários a segurança de que o dinheiro será enviado para o destinatário identificado.
Como usar o código 748 para fazer uma transferência?
Os códigos bancários devem ser identificados no ato da transferência.
Para fazer uma transferência para o banco 748, após escolher entre as opções TED ou DOC, o primeiro campo a ser preenchido é o código bancário.
Caso seja realizada via aplicativo, a própria ferramenta irá dispor todos os bancos possíveis, então basta apertar na alternativa que marca “748”.
Vale lembrar que o código é utilizado para transações no internet banking, ou seja, por meio do aplicativo. No caixa eletrônico é comum que as informações fornecidas sejam distintas.
Quais informações preciso para fazer um TED ou DOC?
Para realizar TED ou DOC, independentemente da instituição bancária, além de identificar o modelo de pagamento e informar o código do banco, é necessário dispor das seguintes informações:
- Nome completo da pessoa para a qual se destina o pagamento;
- Número de CPF ou CNPJ do destinatário;
- Valor da transferência;
- Especificação da conta: corrente ou poupança;
- Números da conta e da agência bancária devida.