Lançado em 2020, o PIX já é a segunda forma de pagamento mais utilizada no Brasil. No entanto, embora seja um sistema instantâneo, frequentemente os usuários se deparam com a mensagem “Em processamento”.
Essa instabilidade na hora de transferir dinheiro gera insegurança e faz com que muitos usuários busquem informações sobre como cancelar um PIX em processamento acreditando ser um erro no PIX.
O tempo padrão programado para o processamento do PIX é 10 segundos, independente da instituição bancária em que a operação é realizada.
Os casos em que a demora de processamento é notada podem ser justificados por baixa conexão com a internet, sobrecarga no aparelho celular e problemas com a instituição financeira ou até mesmo com o Banco Central.
Em todos esses casos, a tendência é que a normalidade volte rapidamente. Afinal, esse é um sistema bancário muito seguro.
De todo modo, usuário deve atentar-se aos dados do destinatário antes de clicar no botão de confirmação da transação, pois não é possível cancelar um PIX em processamento ou um PIX errado.
Tem como cancelar um PIX em processamento?
Como já foi dito, não é possível cancelar um PIX em processamento. Caso a operação demore e você se sinta inseguro, existem algumas alternativas para verificar se a transação realmente foi autorizada pelo sistema.
E também é possível fazer contato com a instituição financeira para entender qual foi o erro da transação.
Quanto tempo o PIX fica em processamento?
Ainda que a transação seja comumente concluída em até 10 segundos, não é possível afirmar em até quanto tempo o pagamento será processado
Diversas inconsistências podem afetar o tempo estipulado. Mas, na prática, é possível que a transação ultrapasse uma hora de processamento.
Como resolver problemas com PIX em processamento?
Antes de fazer contato com o banco para certificar-se dos problemas mais sérios relacionados à instituição financeira ou ao Banco Central, você pode testar algumas maneiras rápidas que podem resolver o tempo de processamento do PIX. Observe:
- Verifique se conexão com a internet está estável;
- Confira se a chave PIX inserida está correta;
- Feche e abra novamente o aplicativo do banco;
- Reinicie o aparelho celular.
Tem como cancelar um PIX errado?
Após inserir a chave PIX, é necessário ter atenção na conferência do nome da pessoa ou empresa que irá receber o valor, pois não é fácil cancelar um PIX errado.
A primeira etapa para quem deseja cancelar a transação é entrar em contato com a instituição financeira para solicitar o dinheiro de volta.
O banco entrará em contato com o usuário que recebeu a transferência indevida e ficará a critério da pessoa devolver ou não o valor que lhe foi transferido.
Caso a devolução seja negada, a pessoa estará cometendo um crime de apropriação indébita e você tem o direito de abrir um registro de ocorrência na delegacia.
Esse registro também pode ser feito por meio da internet, no Portal da Delegacia Virtual do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
PIX em processamento mais de 24 horas: o que fazer?
O sistema do PIX funciona 24 horas, 7 dias por semana. Com efeito, milhares de usuários ao redor do mundo inteiro estão realizando transferências a todo instante.
Logo, não somente existe a possibilidade da transferência ficar em processamento durante mais de 10 segundos e nem de ultrapassar 24 horas.
Nesse caso, uma vez que o usuário tem certeza da estabilidade da conexão e já tenha reiniciado o aparelho e o aplicativo, o mais recomendado é entrar em contato com o banco para entender o motivo da falha.