O auxílio ou vale gás é um benefício social de transferência de renda, que visa auxiliar as famílias de baixa renda na aquisição de botijões de gás de cozinha.
É um benefício social importante que instrumentaliza o acesso aos meios para cozinhar, atuando no combate à fome. Por assim ser, inúmeras pessoas possuem dúvidas quanto às regras de funcionamento do programas.
Saiba também: Quem recebe Auxílio Brasil pode fazer empréstimo na Caixa?
Por isso, fizemos um resumo com as principais informações sobre esse benefício para que você saiba tudo a respeito.
O que é auxílio gás?
O auxílio gás é um benefício social de transferência de renda criado com o intuito de auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade social na aquisição de botijão de gás de cozinha, considerando o valor e peso que esse item tem no orçamento das pessoas mais carentes.
Veja ainda: Como solicitar 2 via cartão poupança Caixa por telefone
Qual o valor do auxílio gás 2023?
O benefício foi instituído no valor de R$ 52,00 recebidos a cada 2 meses, limitando-se a um para cada família. O valor, embora não seja suficiente para custear o botijão, auxilia com metade do valor no mês do recebimento.
Além disso, o saldo pode ser retirado em até 120 dias depois de disponibilizado, podendo ser encontrado na conta bancária social do responsável familiar.
Os pagamentos são realizados seguindo o calendário do Auxílio Brasil, que é estruturado conforme o último dígito do número do NIS.
Saiba mais: Caixa Econômica Federal vai abrir amanhã? Veja dias e horários de abertura
Esclareça-se que o valor do benefício considera o preço médio nacional de um botijão de 13kg de gás GLP nos últimos 6 meses.
Quem tem direito ao auxílio gás? Como saber se posso receber?
São beneficiárias do programa as famílias inscritas no CadÚnico, que possuem renda mensal per capita de até meio salário mínimo, mesmo que recebam outros benefícios sociais, e as famílias nas quais haja alguém que receba o BPC.
Vale mencionar que, no cálculo da renda, não são considerados os valores recebidos pelo auxílio Brasil e nem o benefício de prestação continuada, que algum integrante do núcleo familiar receba.
Alguns critérios também são observados para o pagamento. O primeiro, é a necessidade das informações cadastrais estarem sempre atualizadas.
Além disso, as famílias com as menores rendas, maior quantidade de integrantes, que já recebem outros benefícios de transferência de renda e as qualificadas pelos gestores municipais possuem preferência nos pagamentos.
Ademais, as famílias em que há mulheres vítimas de violência doméstica que estejam com medidas protetivas de urgência em vigor também são prioritárias.
Quem recebe o BPC tem direito ao auxílio gás?
Como anteriormente mencionado, famílias que possuem integrantes que recebem o Benefício de Prestação Continuada são contempladas com o auxílio gás.
Isso porque, para que seja recebido o BPC a família deve ter renda per capita de até um quarto do salário mínimo, ou seja, sendo pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica.
Como se cadastrar no auxílio gás?
Como para receber esse auxílio a família deve ser inscrita no CadÚnico, é necessário que os interessados procurem os Centros de Assistência Social do município para que eles realizem o cadastro.
Há também o aplicativo do Cadastro Único, pelo qual é possível fazer um pré-cadastro, sendo necessário que posteriormente, em até 240 dias, o responsável pela família compareça presencialmente nos postos de atendimento do município para finalizar o cadastro.
A documentação necessária é basicamente o RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho de todos os membros do núcleo familiar, além do comprovante de residência e de matrícula escolar dos filhos menores.
Como consultar o auxílio gás pelo CPF?
Muitas pessoas tem dúvidas se é possível fazer consulta auxílio gás pelo CPF. E para saber se sua família foi contemplada para o recebimento, alguns meios podem ser utilizados com o número do CPF do titular ou NIS.
Os telefones 111 e 121 podem ser discados para a consulta. Além disso, o app Auxílio Brasil e o Caixa Tem também possuem a opção para consulta.
Algumas prefeituras disponibilizam uma lista com os contemplados, que pode ser acessada no CRAS da região ou em redes sociais oficiais da localidade.
Como faço para receber o auxílio gás?
Após o cadastro e cumprindo os demais requisitos, as famílias, em todos os pagamentos, são selecionadas automaticamente para o recebimento, considerando a quantidade de auxílio disponibilizada, os inscritos selecionáveis e os critérios de preferência.
O auxílio gás é disponibilizado por crédito em conta bancária, que pode ser a poupança social ou poupança caixa fácil, ou ainda outra plataforma social. O saque pode ser feito por meio do cartão social que o beneficiário recebe.
Além disso, vale destacar que as poupanças digitais podem ser acessadas também pelo app Caixa Tem, por meio do qual é possível movimentar o saldo para pagamento de boletos, contas de água e luz ou saque nas lotéricas.