Embora não se saiba exatamente o que é CVV do cartão de crédito ou para que serve, a maioria das pessoas já o utilizou para realizar alguma transação bancária remota.
O CVV – sigla para Card Verification Value – tem a função de dar segurança a compras não presenciais. Quando se digita o código, entende-se que o autor identificado está com o cartão e autorizou a transação.
Pensando nisso, trouxemos um guia sobre o CVV, o valor de verificação do cartão em tradução livre, para ajudar na compreensão da importância deste para sua segurança bancária.
O que é CVV do cartão de crédito?
É possível que você já tenha se perguntado por que as transações virtuais não solicitam a senha do seu cartão para finalizar a compra.
Isso se deve justamente ao fato de que na internet, o CVV assegura a segurança da transação no lugar da senha, usada em compras em estabelecimentos físicos.
Mas, a dúvida ainda permanece: o que é CVV do cartão de crédito de fato?
Trata-se de um código numérico único de três a quatro dígitos, inscrito geralmente no verso do cartão de crédito.
A localização é estratégica, com objetivo de ser o mais discreto possível, uma vez que estamos falando de um código de segurança.
A confiabilidade do uso deste código é garantida pela confidencialidade, pois qualquer pessoa que possua seu CPF e este código, pode fazer compras online em seu nome. Sendo assim, ele não é registrado em nenhum outro local a não ser o cartão.
O uso do CVV em transações remotas é compreendido como uma maneira de atestar que o cartão de crédito não está sendo usado em uma fraude.
Onde fica localizado o CVV do cartão de crédito?
Como já pontuado, comumente o CVV do cartão de crédito pode ser encontrado em seu verso.
No entanto, como as bandeiras e agências bancárias possuem divergências de funcionamento, a localização do CVV pode mudar de um cartão para outro.
Da mesma forma, o código que para os usuários de alguns cartões é conhecido como CVV, por outros pode ser conhecido por outra sigla. Isso também varia conforme a bandeira.
Ele pode ser identificado como:
- CVC (Card Verification Code),
- CID (Card Identification),
- V CODE (Verification Code),
- CCV (Card Code Verification) ou
- CVD (Card Verification Data).
Para auxiliar na visualização do código de segurança, trouxemos ainda um guia que discorre sobre o CVV em diferentes cartões de crédito.
Onde fica o CVV em alguns bancos?
Agora que foi esclarecido o que é o cvv do cartão de crédito, fica mais fácil identificá-lo em qualquer cartão, visto que as variações não fogem tanto do padrão.
Embora haja diferenças em transações de bancos tradicionais e na nova geração de bancos virtuais, o CVV é uma ferramenta utilizada por ambos para conferir maior segurança ao cliente.
Este é um ponto em comum entre os cartões de crédito dos bancos tradicionalmente conhecidos e dos bancos mais novos considerados NeoBanks.
CVV do Cartão Inter
Nos cartões de crédito Inter, o CVV possui três dígitos e pode ser encontrado em seu verso, junto com as informações de conta corrente e agência bancária.
Isso porque, neste e em outros bancos digitais, busca-se deixar a frente do cartão livre de informações sensíveis, incluindo número de conta, agência e nome.
CVV do Cartão Caixa
O CVV do típico cartão de crédito da Caixa também é composto por três caracteres e está localizado em seu verso.
Diferentemente dos chamados NeoBanks, nele as informações de conta corrente e agência vão à frente do cartão. Ou seja, não necessariamente o CVV estará junto à esses dados.
CVV do Cartão Nubank
O famoso cartão Nubank é muito usado para compras online.
Assim como o Inter, ele é conhecido por compor a nova geração de bancos.
Seu CVV tem três caracteres e fica na parte inferior do verso do cartão.
CVV do Cartão Elo
Um cartão Elo tem inscrição de um CVV típico de três dígitos na parte de trás.
CVV do cartão de débito Caixa
Assim como os cartões de crédito, a opção pelo débito também possui um CVV para maior segurança.
O CVV do cartão de débito fornecido pela Caixa Econômica tem três dígitos e fica localizado em seu verso.
CVV do cartão Caixa Poupança
Para transações seguras com cartões poupança o CVV também é fundamental.
No caso do cartão Caixa poupança você encontrará o CVV no lugar comum.
CVV do cartão Itaú
O cartão do banco Itaú traz o CVV na parte traseira, assim como os outros. Seu código também é composto por apenas três caracteres.
CVV do cartão Santander
Por fim, o cartão do banco Santander também traz o CVV na parte de trás do objeto, com seus três dígitos.