O que é CVV do cartão de crédito e onde fica localizado?

Photo of author

Gilson Alves

Embora não se saiba exatamente o que é CVV do cartão de crédito ou para que serve, a maioria das pessoas já o utilizou para realizar alguma transação bancária remota.

O CVV – sigla para Card Verification Value – tem a função de dar segurança a compras não presenciais. Quando se digita o código, entende-se que o autor identificado está com o cartão e autorizou a transação.

Pensando nisso, trouxemos um guia sobre o CVV, o valor de verificação do cartão em tradução livre, para ajudar na compreensão da importância deste para sua segurança bancária. 

O que é CVV do cartão de crédito?

É possível que você já tenha se perguntado por que as transações virtuais não solicitam a senha do seu cartão para finalizar a compra.

Onde fica localizado o CVV do cartão de crédito

Isso se deve justamente ao fato de que na internet, o CVV assegura a segurança da transação no lugar da senha, usada em compras em estabelecimentos físicos.

Mas, a dúvida ainda permanece: o que é CVV do cartão de crédito de fato?

Trata-se de um código numérico único de três a quatro dígitos, inscrito geralmente no verso do cartão de crédito.

A localização é estratégica, com objetivo de ser o mais discreto possível, uma vez que estamos falando de um código de segurança.

A confiabilidade do uso deste código é garantida pela confidencialidade, pois qualquer pessoa que possua seu CPF e este código, pode fazer compras online em seu nome. Sendo assim, ele não é registrado em nenhum outro local a não ser o cartão.

O uso do CVV em transações remotas é compreendido como uma maneira de atestar que o cartão de crédito não está sendo usado em uma fraude.

Onde fica localizado o CVV do cartão de crédito?

Como já pontuado, comumente o CVV do cartão de crédito pode ser encontrado em seu verso.

cvv cartões onde fica localizado

No entanto, como as bandeiras e agências bancárias possuem divergências de funcionamento, a localização do CVV pode mudar de um cartão para outro.

Da mesma forma, o código que para os usuários de alguns cartões é conhecido como CVV, por outros pode ser conhecido por outra sigla. Isso também varia conforme a bandeira.

Ele pode ser identificado como:

  • CVC (Card Verification Code),
  • CID (Card Identification),
  • V CODE (Verification Code),
  • CCV (Card Code Verification) ou
  • CVD (Card Verification Data).

Para auxiliar na visualização do código de segurança, trouxemos ainda um guia que discorre sobre o CVV em diferentes cartões de crédito.

Onde fica o CVV em alguns bancos?

Agora que foi esclarecido o que é o cvv do cartão de crédito, fica mais fácil identificá-lo em qualquer cartão, visto que as variações não fogem tanto do padrão.

Embora haja diferenças em transações de bancos tradicionais e na nova geração de bancos virtuais, o CVV é uma ferramenta utilizada por ambos para conferir maior segurança ao cliente.

código cvv

Este é um ponto em comum entre os cartões de crédito dos bancos tradicionalmente conhecidos e dos bancos mais novos considerados NeoBanks.

CVV do Cartão Inter

Nos cartões de crédito Inter, o CVV possui três dígitos e pode ser encontrado em seu verso, junto com as informações de conta corrente e agência bancária.

Isso porque, neste e em outros bancos digitais, busca-se deixar a frente do cartão livre de informações sensíveis, incluindo número de conta, agência e nome.

CVV do Cartão Caixa

O CVV do típico cartão de crédito da Caixa também é composto por três caracteres e está localizado em seu verso.

Diferentemente dos chamados NeoBanks, nele as informações de conta corrente e agência vão à frente do cartão. Ou seja, não necessariamente o CVV estará junto à esses dados.

CVV do Cartão Nubank

O famoso cartão Nubank é muito usado para compras online.

Assim como o Inter, ele é conhecido por compor a nova geração de bancos.

Seu CVV tem três caracteres e fica na parte inferior do verso do cartão.

CVV do Cartão Elo

Um cartão Elo tem inscrição de um CVV típico de três dígitos na parte de trás.

O que é CVV do cartão de crédito

CVV do cartão de débito Caixa

Assim como os cartões de crédito, a opção pelo débito também possui um CVV para maior segurança.

O CVV do cartão de débito fornecido pela Caixa Econômica tem três dígitos e fica localizado em seu verso.

CVV do cartão Caixa Poupança

Para transações seguras com cartões poupança o CVV também é fundamental.

No caso do cartão Caixa poupança você encontrará o CVV no lugar comum.

CVV do cartão Itaú

O cartão do banco Itaú traz o CVV na parte traseira, assim como os outros. Seu código também é composto por apenas três caracteres.

CVV do cartão Santander

Por fim, o cartão do banco Santander também traz o CVV na parte de trás do objeto, com seus três dígitos.

 

Deixe um comentário