O que é DV da conta? Descubra onde localizar e como funciona

Você faz ideia de o que é DV da conta? Dígito verificador? Algarismo usado para controle?

Talvez nunca tenha se atentado a isso antes, mas o dígito verificador é essencial para a segurança bancária.

O DV não é uma medida utilizada apenas por uma instituição bancária, ele também é usado por órgãos de estado, os quais utilizam o tal DV em documentos, como acontece nos casos do RG e do CPF.

A seguir, você encontrará mais informações sobre este pequeno código, que passa tão despercebido no cotidiano das pessoas, e que desempenha papel tão importante.

O que é DV da conta?

DV é a sigla para dígito verificador e, como já ressaltado, não está presente apenas na conta bancária, na qual vamos nos ater neste artigo.

O que é DV da conta do banco

O DV da conta trata-se de um código que, geralmente, é formado por um algarismo ou dois, os quais sucedem a sequência de números que compõem a conta bancária do cliente.

Ele sempre será o número que fica depois do hífen ao final da conta bancária e pode ser identificado no aplicativo do banco ou extrato.

Caso o seu DV possua dois algarismos e você precise preencher um campo que permite um só algarismo como dígito verificador, existe uma solução simples:

Basta adicionar o penúltimo número do DV no campo reservado para o número da conta bancária e usar o último algarismo como dígito verificador da transação.

O dígito de verificação também é conhecido pelo termo algarismo de controle, uma vez que é um dispositivo útil para o banco verificar a autenticidade dos dados fornecidos a uma transação.

Esta é uma maneira única de garantir a segurança de uma conta bancária. O DV, portanto, atua como um dispositivo de identificação de uma conta bancária, cuja veracidade é garantida por ele.

Um fato interessante sobre o dígito de verificação é a forma como ele é gerado: todos os números da conta são multiplicados entre si e em seguida é subtraído em 11.

O valor resultante desta equação equivale ao dígito de verificação vinculado àquela conta.

Outro modelo usado pelo banco para gerar o dígito verificador da conta é somando os algarismos que constituem a conta e dividindo o resultado por dez.

Para que serve o DV da minha conta?

Sua função está relacionada à segurança das transações do dono da conta em questão, buscando dificultar erros ou mesmo a aplicação de fraudes financeiras utilizando a conta.

Por este motivo, o dígito verificador é sempre solicitado como requisito para finalizar as transações financeiras entre contas.

Caso o dígito verificador não seja informado ou seja inserido de forma errônea a transação pode ser comprometida, e deve ser devolvida à conta de origem.

Onde fica o DV dos bancos?

Esclarecido o que é DV da conta, bem como a importância dele para a sua segurança, é o momento de se perguntar se você sabe localizar o tal dígito em seu cartão.

Em grande parte dos casos, o DV costuma vir na parte frontal do cartão, na frente do número da conta, sendo separado desta por um hífen ou apenas por um espaço.

pessoa digitando o numero do cartao de credito

Ele não faz parte do número da conta. Seu papel se limita somente à verificação de autenticidade.

Para não deixar dúvida sobre a localização do DV, aqui está um exemplo genérico de como ele costuma aparecer:

Na conta fictícia de número 121212-3, o algarismo três é o DV. Todavia, pode acontecer do DV aparecer com algumas diferenças do comum a depender do banco de que se trata.

DV da conta Banco do Brasil

O Banco do Brasil traz o DV de maneira tradicional com somente um algarismo, junto das informações que aparecem na parte traseira do cartão.

Como localizar o DV da conta Caixa poupança e corrente?

Nas contas Caixa Econômica – sejam poupança ou corrente – o DV também fica no local habitual, após o número da conta bancária

Neste banco, o dígito verificador é composto por apenas um algarismo.

Onde fica o DV da conta Itaú?

Assim como os anteriores, o banco Itaú traz o DV após os dados sobre a conta bancária.

Neste banco, a conta bancária possui cinco algarismos. Sendo assim, o seu DV será o sexto dígito que aparece na sequência.

Onde está localizado o DV da conta Nubank?

Como o cartão Nubank não traz em si as informações bancárias, o DV tem que ser buscado no aplicativo.

Acessando o seu perfil lá, a identificação de sua conta bancária estará disponível e na frente dela, o dígito verificador.

DV da conta do banco Inter

No banco Inter, o dígito é facilmente encontrado pois está localizado ao final da conta bancária, na parte traseira do cartão.

O dígito que você deverá visualizar possui apenas um caractere numérico.

DV da conta do banco Sicredi 

O DV Sicredi também é apresentado de modo tradicional, pois aparece junto às informações da conta bancária do titular do cartão.

Deixe um comentário