O código de erro que traz a mensagem inscrita “pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor” já apareceu quando você tentou realizar algum pagamento via Pix e você não soube o que isso de fato significava?
Aqui esclarecemos a mensagem e ainda listamos algumas dicas para evitar que isso aconteça novamente com algum de seus pagamentos. Acompanhe.
O que significa pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor?
Em primeiro lugar você deve ter se perguntado: o que é que a sigla PSP abrevia? Bom, essas três letras descrevem palavras do inglês. Significa Payment Service Provider, que pode ser traduzido para Provedor de Serviço de Pagamentos.
Sendo assim, a mensagem de erro no Pix, a qual geralmente diz “Transação não concluída – pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor”, alerta para algum problema que pode ter ocorrido durante a inscrição dos dados no aplicativo de pagamento.
Logo, isso serve de aviso para a pessoa que está realizando o pagamento de que a transação via Pix não pôde ser devidamente concluída por conta da rejeição pelo servidor da conta bancária do recebedor.
Existem motivos de diversas naturezas para que o erro seja indicado. Veja a seguir.
Quando aparece pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor? Possíveis motivos:
Como já mostrado, a mensagem de rejeição do pagamento Pix pelo PSP do recebedor aparece quando no decorrer do trâmite ocorre algum erro que impede que a transação seja finalizada com êxito.
Por isso, para tentar corrigir o erro ou evitar que ele aconteça novamente em transações futuras, é preciso estar atento a alguns possíveis motivos para a rejeição.
1 – Divergência de Dados
O primeiro deles a divergência de dados, isto é, pode ser que você tenha inscrito os dados do recebedor incorretamente.
Assim, o destino do Pix acaba não sendo identificável e o erro aparece.
2 – Pix indisponível
Ou ainda, pode ser que o Pix para o qual você esteja tentando depositar o valor não esteja mais disponível devido ao cancelamento ou bloqueio da conta por parte do recebedor.
3- Pendência de regularização
O erro também pode ser por conta da pendência de regularização dos dados documentais do recebedor. Ou seja, pode ser que o CPF ou CNPJ não estejam regularizados.
4 – Suspeita de irregularidade
Pode ser ainda que o setor de segurança do Provedor de Serviço de Pagamento do recebedor rejeite o pagamento por motivos de segurança ao ser detectada suspeita de irregularidade. Isso ocorre quando a conta do destinatário dá algum indício de fraude ou quando o valor do Pix sugere alguma incompatibilidade com a realidade financeira do titular da conta.
5 – Instabilidade
Por último, o motivo mais provável pelo pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor consiste na pura e simples instabilidade sistêmica do Provedor de Serviço de Pagamentos e neste caso o erro se dissipa quando a dificuldade técnica temporária é superada.
Esta opção engloba, por exemplo, sistema bancário fora do ar, excesso de requisições relacionadas aos dados de um mesmo titular, erro sistêmico, falha de conexão com o provedor global, entre outras questões técnicas.
Diante disso, a melhor ação a se tomar quando se deparar com a mensagem de erro no pagamento Pix é aguardar alguns momentos e tentar novamente.
Se o erro persistir, significa que não está relacionado a entraves técnicos, mas sim com alguma das outras situações. Neste caso, o melhor a se fazer é investigar a provável causa e atuar diretamente sobre ela ou buscar outra maneira de realizar a transação.
Como resolver o problema de pagamento rejeitado pelo PSP do recebedor
Levando em conta a natureza do erro que levou o pagamento a ser rejeitado pelo PSP do recebedor, diferentes medidas podem ser tomadas.
Como já sugerido, você pode tentar novamente algumas vezes dentro de um espaço de tempo. No entanto, se ainda assim o aplicativo continuar indicando o erro, o ideal é verificar se os dados que você inseriu estão de fato corretos. Se não, corrija-os e tente mais uma vez.
Estando condizente com os dados do destinatário, o próximo ator a ser verificado é a regularidade da conta bancária do destinatário e sua legitimidade. Isso quer dizer que você deve se informar com o titular destinatário se ele por algum motivo suspendeu o uso daquela conta bancária ou se, porventura, ele possui alguma irregularidade em seus dados que esteja impedindo a realização do seu Pix.
Caso este seja o problema, você só conseguirá realizar a transação após a reativação da conta destinatária ou após a regularização dos dados do credor.
Mesmo assim, pode ser que o problema esteja ligado a um fator técnico e não seja possível fazer nada além de aguardar o funcionamento do Provedor de Serviços de Pagamento.
Se a dificuldade não se dissipar logo, você pode tentar realizar o Pix por outro banco. Lembre-se também de que embora o Pix seja um grande facilitador de transações bancárias, não é a única forma de realizar pagamentos.