Posso transferir 50 mil pelo Pix, de fato? Muitos duvidam da liberdade oferecida pelo Pix, já que no início ele não limitava o valor de transferência.
É possível, por exemplo, que você já tenha tentado realizar a transferência de um determinado valor e tenha recebido uma negativa ou erro no Pix. Isso pode ser resultado de alguma inadequação do contexto da transferência.
Se você ainda tem dúvidas, confira as informações a seguir para saber sobre as regras que estão presentes no uso do Pix, para que você possa realizar suas transferências de dinheiro dentro do limite do Pix.
Posso transferir 50 mil pelo Pix durante o dia?
Essa resposta depende mais do banco pelo qual você deseja realizar a transação do que do tipo de transação em si. Isso porque as instituições bancárias dispõem de certa autonomia para regulamentar as ferramentas do Pix.
O que se pode afirmar é que durante o dia é possível transferir valores mais altos, porque entre às 20h e às 6h, o Pix fica limitado ao valor de 1.000 reais para contas físicas, jurídicas e também para contas vinculadas ao microempreendedor individual.
Posso transferir 100 mil pelo Pix?
Como afirmado anteriormente, o limite de valor que pode ser transferido pelo Pix varia conforme as regras impostas por cada banco. Há bancos, por exemplo, que possibilitam a solicitação de aumento de limite diário de transferências pelo Pix.
Com isso, é possível transferir montantes maiores. No entanto, se o valor diário permitido não for suficiente para realizar um pagamento, uma dica é fazer um pouco por dia. Com 2 ou 3 dias fazendo Pix no valor máximo, provavelmente dá para quitar a quantia.
Para descobrir a quantia exata permitida para o seu cadastro Pix, verifique as diretrizes do seu banco quanto a isso. Você também pode conferir se há possibilidade de conseguir aumento do limite, caso ele seja baixo.
Quanto posso transferir pelo Pix, afinal?
Essa é uma dúvida bastante comum entre os usuários do Pix. Afinal, o Pix é terra sem lei? Posso transferir qualquer quantia, para qualquer pessoa e a qualquer hora? Seria então o Pix uma ferramenta demasiada desregulamentada e, portanto, insegura?
Por outro lado, pode ser que se questione: o Pix foi idealizado para que as transações fossem menos burocráticas. Afinal, o seu diferencial era poder fazer transferências em tempo real após o horário de trabalho dos bancos.
A verdade é que não funciona bem assim. Além das diretrizes do próprio banco, há ainda uma regulamentação do Banco Central em torno do Pix para evitar fraudes e golpes.
Dessa maneira, o Banco Central postula que o valor máximo de Pix permitido por cada banco não pode ser maior que o valor máximo do Ted daquele banco.
Como transferir pelo Pix passo a passo
Antes de tudo, esclarecemos que o Pix é uma ferramenta disponível para uso exclusivo do serviço de Internet Banking. Isto é, pelo aplicativo do banco no dispositivo móvel.
Para realizar uma transferência via Pix, você precisa ter no mínimo uma chave Pix cadastrada na conta da qual pretende tirar o dinheiro. Da mesma forma, o credor da quantia deve possuir cadastro de chave Pix na conta de destino.
Assegurado esse cadastro, o processo em si é bastante simples:
- Basta acessar o aplicativo do banco (seja ele qual for, já que todos aderiram ao Pix) e clicar na opção Pix. Em alguns casos, como no banco Inter, essa opção fica dentro da aba “Pagamentos”. Isso varia de um aplicativo para outro.
- Depois, tudo o que você precisa fazer é selecionar o tipo de chave do destinatário, que pode ser CPF, celular com DDD ou email, e preencher o valor que será enviado.
- Feito isso, basta confirmar a transação com a senha.
- Se for de utilidade no seu caso, você pode nomear o pagamento para organizar melhor as suas transações via Pix.
Como cadastrar uma chave Pix?
Precisa realizar um Pix e ainda não tem chave cadastrada? Não se preocupe. O processo foi pensado justamente para facilitar a vida financeira das pessoas e, por isso, é simples cadastrar.
Independente de qual for a instituição financeira, o procedimento é essencialmente o mesmo. É só entrar no aplicativo do banco e clicar na opção Pix.
Nessa janela, clique em “Cadastrar chave Pix”, escolha o tipo de chave da sua preferência (CPF, Celular ou e-mail) e siga as instruções para finalizar o cadastro. Assim, já estará cadastrada e você já poderá utilizar.
Lembre-se de que só é possível cadastrar cada tipo de chave uma vez. Por exemplo, se a chave do tipo CPF estiver cadastrada no banco A, não poderá ser cadastrada em outro banco B. O mesmo se estende para os outros 2 tipos.