Resgatar dinheiro do cartão de crédito pelo recall dos cartões: mito ou verdade?

É fato notório que os cartões bancários são, na atualidade, uma forma rápida e prática de pagamento, amplamente difundida pela modalidade de débito e crédito.

Isso porque, eles facilitam a vida do usuário em diferentes aspectos, que vão desde a comodidade nos pagamentos até as formas de parcelamento facilitado pela modalidade de crédito.

No entanto, ao mesmo tempo em que eles se popularizaram, diferentes golpes são desenvolvidos e aplicados nos mais variados tipos de situações.

Por isso, o uso de cartões de crédito exige que o usuário tome diferentes cuidados e cheque sempre informações acerca de promoções e vantagens eventualmente oferecidas a fim de evitar golpes e prejuízos.

Veja também: C6 Bank cartão de crédito: limite inicial

Considerando isso, um assunto que nos últimos meses chamou a atenção pela divulgação de vídeos na internet em massa é o chamado recall de cartões de crédito.

Um assunto pouco conhecido, mas que consegue despertar a atenção de muitas pessoas pelas promessas de ganhos fáceis. Por isso, seguem abaixo algumas considerações sobre esse tema.

Afinal, o que seria esse recall dos cartões de crédito?

O chamado recall dos cartões de crédito é uma prática que, segundo vídeos publicados na internet, consiste basicamente na possibilidade de o usuário de cartões conseguir resgatar certos valores, que são supostamente direito dos clientes, baseados na utilização feita.

como funciona o resgate de cartão de crédito

Saiba mais: IOF cartão de crédito: 5 coisas que você precisa saber sobre ele

Os vídeos consistem justamente na venda de um curso que ensina a fazer essa solicitação. O tema chamou atenção nas redes sociais, por prometer bons ganhos, que poderiam variar entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00, para aqueles que solicitarem tal serviço.

É verdade que posso resgatar dinheiro do cartão de crédito “esquecido”?

Muitos usuários acreditaram estar diante de uma situação na qual seria possível resgatar valores que estariam retidos nos bancos, já que a propaganda induz a pensar que se trata de um direito do consumidor pouco divulgado.

Confira ainda: Melhor cartão de crédito para negativado aprovado na hora

No entanto, há relatos nas redes que o curso apenas mostra formas de pontuar em programas de milhagem, que quando juntado determinado número de pontos podem ser vendidos ou trocados por produtos que participem da campanha.

Por isso, é necessário cuidado em relação a essa prática. Os vídeos que circulam fazem os usuários dos cartões acreditarem que têm direito a receberem valores que correspondem a percentuais daquilo que utilizam com os cartões.

No entanto, não é assim que funciona. Os vídeos que divulgam tal conteúdo são alicerçados sobre montagens de notícias que pertenceriam a telejornais famosos no país, mas que na verdade são fake news.

Quem usa cartão de crédito tem direito a receber dinheiro?

A utilização de cartões de crédito pode estar atrelada a diferentes vantagens, que variam conforme a operadora escolhida.

Apesar da notícia sobre recall de cartões de crédito ser falsa, há formas verídicas de angariar outras bonificações com a utilização dos cartões.

Uma dessas formas é o programa de cashback oferecido por empres05as como a Ame Digital, com ele é possível realizar compras com o cartão selecionado e receber percentuais do valor pago de volta em forma de crédito na conta.

homem pensativo segurando cartao de credito

Outra forma comum na era digital de receber dinheiro com a utilização dos cartões são os programas de pontos e milhas (mais ou menos parecido com o conteúdo que o curso da propaganda ensina), que consistem em acumular pontos, que são conseguidos por meio da utilização assídua dos cartões.

Depois de reunidos os pontos, há sites que permitem a venda, transferência ou resgate por produtos participantes.

Vale mencionar que nem todos os cartões de crédito possuem vantagens como as mencionadas, por isso é necessário verificar quais as melhores opções nesses quesitos.

Cuidados para não cair em golpes de cartões

A utilização de cartões de crédito exige cuidados especiais por parte dos usuários, que devem ficar sempre atentos. Algumas características são comuns em golpes, já que geralmente são embasados em promessas de ganhos fáceis e rápidos.

Posto isso, vale lembrar que os usuários não devem fornecer senhas ou informações pessoais a desconhecidos e a sites que não sejam verificados e confiáveis.

Além disso, quando diante de notícias que contenham promoções, vantagens ou cobranças, elas devem ser verificadas nos sites oficiais das operadoras ou com ligação às Centrais de atendimento e canais de comunicação oficial.

Nesse sentido, vale mencionar também que não existe nenhuma regulamentação por parte do Banco Central ou de entidades oficiais que instituem ou regularizem programas com características parecidas com as propostas pelo recall dos cartões.

Recall de cartões no Reclame Aqui

A propaganda do recall de cartões de crédito possui inclusive algumas reclamações no site Reclame Aqui, geralmente associadas a propaganda enganosa.

Isso porque, segundo reclamações, o conteúdo do curso não corresponde ao divulgado uma vez que somente fala sobre programas de milhagem e o manuseamento disso.

Em face dessa experiência, é bom sempre ficar atento com as propagandas de ganhos fáceis.

5/5 - (1 voto)

2 comentários em “Resgatar dinheiro do cartão de crédito pelo recall dos cartões: mito ou verdade?”

Deixe um comentário