Carta de crédito contemplada: o que é, como funciona, vantagens e riscos

Desejando participar de um consórcio utilizando a carta de crédito contemplada, mas não sabe nada sobre esse assunto? Aprenda mais sobre esse tema e fique por dentro de todas as oportunidades disponíveis para alcançar o seu objetivo.

Em um consórcio, essa carta de crédito permite realizar a compra do que você mais deseja. Resumidamente, essa carta tem valor de vale-compra para negociar algo, onde através de lances ou sorteios ela pode ser concedida.

O que é carta de crédito contemplada?

Ao ouvir “carta de crédito contemplada” pela primeira vez, qual a primeira coisa que vem a cabeça? Crédito para conquistar o que você mais deseja naquele momento, não é mesmo? Então, de forma simples e sem enrolar, essa carta de crédito te dá poder de compra.

chave do imovel novo pela carta de credito contemplada

Em um consórcio o normal seria esperar ser sorteado para ganhar direito de lance para adquirir tal coisa, mas com essa carta, não é preciso esperar nada. Apenas é necessário deixar bem claro que ela é de direito da pessoa que adquiriu e participou do consórcio.

Mas, quando a pessoa quer transferir para um terceiro, também é permitido, passando assim a possuir os mesmos direitos do ganhador primário. Dessa forma, ele pode usar o valor para qualquer coisa que seja de seu interesse.

Como funciona a carta de crédito contemplada?

Fui contemplado, e agora? Geralmente há um processo para receber o prêmio depois que a pessoa é contemplada. As etapas são:

Apresentação de garantias

Há uma análise de cadastro da pessoa sorteada e é obrigatório apresentar garantias ao grupo de consórcio.

Documentação

Cópias de RG e CPF, podendo ser alternados por CNH ou CNPJ, respectivamente.

Comprovante de renda

Pode ser a declaração de imposto de renda atual.

Escolha do bem

A escolha é a mais fácil, até porque você já entra em um consórcio com algo em mente.

Levantamento e homologação dos documentos do bem

Depois de escolher, fazer o levantamento e homologação dos documentos do bem de desejo, aí sim pode usar e abusar dessa carta de crédito contemplada.

Tipos de carta de crédito contempladas

São vários os tipos de carta de crédito contempladas, veja alguns exemplos abaixo:

contrato de compra de carta de credito

Imóveis

Aqui se enquadram as casas, os apartamentos e os terrenos. É considerado também imóveis já construídos ou na planta.

Veículos

Na categoria de veículos, todos que são automotivos como carros ou motos, além de aeronave, jet sky, ônibus de frota, utilitários, caminhões, embarcações, máquinas e equipamentos de qualquer ordem automotiva, podem ser ótimas opções. Eles se encaixam perfeitamente.

Construção

Já para realizar construções ou reformas de imóveis é necessária uma autorização da administradora. 

Quais as vantagens de comprar uma carta de crédito contemplada?

A maior vantagem e que é característica da carta de crédito contemplada é a rapidez para conseguir acesso ao bem ou ao serviço de desejo.

Como dito anteriormente, com ela não é necessário esperar alguns meses ou alguns anos para chegar ao objetivo.

Quais os riscos de comprar uma carta de crédito contemplada?

Infelizmente, nem tudo são flores. Comprar uma carta de crédito contemplada tem sim os seus riscos. E com certeza, o maior deles é a fraude que pode ocorrer por trás.

Grandes perdas financeiras podem ser registradas e muitas das vezes o vendedor nem é responsabilizado por isso. Por isso, se ligue nas dicas abaixo para não cair em golpes:

  • Cheque a origem da carta com o crédito, ou seja, tenha certeza de que o vendedor é confiável e que está trabalhando com vendas previstas conforme a lei. Quem não deve, não teme, não é mesmo?!
  • Verifique a autorização da administradora
  • Confira o valor da carta e do bem. Não se deixe passar a perna. Além disso, esteja atento a todas as movimentações durante o processo de compra
  • Conheça as regras. Isso é vital. Saiba do que se trata e como essa carta pode ser utilizada

É seguro comprar carta de crédito contemplada de terceiros?

O mundo tem seus trapaceiros e isso é fato. Muitas pessoas tentam passar a perna nas outras e por isso deve-se ficar atento às propostas que surgem, principalmente com fontes como internet, celular e meios eletrônicos. Hoje em dia, fraudes por esses meios têm sido comuns.

Por causa disso, não é recomendado realizar a compra de carta de crédito contemplada de terceiros. Mas, é uma boa opção, dependendo da situação.

Outro ponto importante é que esses terceiros podem não cobrar o preço justo e você acaba pagando mais do que vale.

Agora que você está informado sobre esse assunto tão importante, não vai ser fácil cair em golpes e fraudes por aí. Esteja preparado e estude todos os casos para chegar a conclusão que mais te favoreça.

Deixe um comentário