Posso descobrir CPF pelo nome e data de nascimento?

Realizar uma pesquisa para descobrir CPF pelo nome e data de nascimento é uma das coisas mais importantes quando se pretende fazer negócio com uma pessoa desconhecida. 

Isso porque o CPF é um documento pessoal que mostra quando há dívidas no nome de uma pessoa. E, para conseguir o número do CPF de uma pessoa basta realizar uma busca pelo nome. 

Mas, visando a segurança da pessoa e dos seus dados, só uma empresa com convênio com uma empresa autorizada pode fazer essa análise de crédito.

Curioso para saber como descobrir CPF utilizando o nome e a data de nascimento da pessoa? Neste artigo, você vai encontrar todas as informações necessárias.

Posso descobrir CPF pelo nome e data de nascimento?

É mais fácil descobrir quando se tem o número desse documento em mãos (CPF), mas nem sempre se tem esse registro ao alcance.

maos no notebook para descobrir CPF pelo nome e data de nascimento

Como informamos, utilizando só o nome da pessoa, é bem mais difícil.

Perdi meu CPF, como saber o número?

A Receita Federal disponibiliza a consulta pelo CPF no site. É por lá que você terá acesso à numeração do seu cadastro de pessoa física. Mas, já tenha em mente que não será nada fácil.

Isso porque é exigido uma comprovação de que você é o dono (a) do CPF em questão. Positivamente, é uma forma de evitar fraudes e falsificações com a sua identidade.

Veja algumas formas:

  • Ir a uma agência da Receita Federal e informar a perda do CPF e apresentar documento de identificação;
  • Encontrar algum outro documento que tenha o número dele relacionado ao seu nome, como um extrato bancário ou cheque.
  • Conferir se não tem nenhuma cópia virtual do documento para que possa consultar.

Perdi o número do CPF do meu filho, o que fazer?

O procedimento é o mesmo para as crianças. Só que tem um cuidado a mais: de acordo com a lei que diz que o número de CPF é considerado informação pessoal, para saber o CPF do seu filho é preciso autorização expressa do titular ou em casos de ordens judiciais.

Então, cuidado quando algum site ou meio eletrônico solicitar essa numeração. Muitos crimes acontecem diariamente por falta desse cuidado. Se você busca saber o número sem ele saber, saiba que isso é crime.

mulher no sofa com notebook no colo

Resumidamente, é preciso ir à Receita Federal com seu filho, com a identidade dele em mãos, comprovando ser ele mesmo. Deve-se solicitar uma segunda via. Saiba que isso terá alguns custos.

Não é fácil descobrir CPF pelo nome e data de nascimento, assim como descobrir o número do cadastro de outra pessoa.

Então ressalta-se o cuidado quando se trata de documentos como esse. Se cair em mãos erradas poderá gerar muitos prejuízos e danos para você.

Muitas pessoas podem não se preocupar com isso, mas esse documento tão importante pode ser o substituto de outros documentos oficiais.

Indivíduos mal-intencionados podem fazer financiamentos, empréstimos, cartões de crédito e compras apenas com essa informação. Se isso acontecer, irá literalmente doer no seu bolso. E o pior é que não há nada que possa ser feito.

Como consultar se meu CPF está válido?                      

Por motivos de segurança, é recomendada a consulta do seu CPF apenas pelo site da Receita Federal. Para isso entre no site oficial deles e insira o número que consta no seu cadastro de pessoa física e a sua data de nascimento.

Uma caixinha irá aparecer e você só precisa clicar dentro dela para confirmar que não é um robô. De novo, isso é para a segurança contra hackeamentos.

Logo em seguida, um comprovante será gerado com todos os dados sobre aquele CPF. Muito fácil, não é mesmo?

Posso bloquear o CPF em caso de perda?                 

A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) é o órgão responsável por bloquear o CPF em caso de perda.

A primeira coisa é solicitar o bloqueio. Para isso, é só enviar um e-mail com os seguintes dados:

  • Requerimento disponibilizado por eles devidamente preenchido e assinado; boletim de ocorrência, que pode ser feito em qualquer delegacia e documento pessoal com foto e assinatura da pessoa.

É um processo totalmente livre de custos. E, o e-mail é: bloqueiocpf@jucemg.mg.gov.br. No período de um dia útil o CPF estará bloqueado.

Agora que você já sabe como descobrir CPF pelo nome e data de nascimento e outras informações de como bloquear o CPF em caso de perda ou como saber se o CPF está válido, não tem mais com o que se preocupar. Porém, mantenha sempre os documentos bem guardados.

Deixe um comentário