O que significa saque DEP COD 01 e como sacar o FGTS

Já ouviu falar do saque DEP COD 01, mas não sabe o que é? Neste artigo você vai descobrir do que se trata esse saque, como saber se você tem direito e qual o setor responsável.

O saque DEP COD 01 tem relação com o FGTS, que é um fundo feito para os trabalhadores, no banco da Caixa Econômica Federal, por parte das empresas em que ele trabalha.

O objetivo é ajudar os trabalhadores que são demitidos sem justa causa.

Todo mês é depositado um valor correspondente a 8% do salário bruto de cada funcionário. E, é possível ter uma conta ativa, que seja referente ao emprego atual e outras contas inativas, que são dos empregos passados do trabalhador.

O que significa saque DEP COD 01?

De forma simples, o significado do saque DEP COD 01 é o seguinte: COD 01 corresponde a dois significados, sendo o primeiro: “pessoa demitida sem justa causa” e; segundo: “conta recebeu autorização de código 1. E, saque DEP significa que o FGTS ainda não foi sacado.

dinheiro do saque DEP COD 01

Resumindo em uma frase: Saque DEP COD 01 significa que o saque do fundo já está disponível para o saque.

Interpretar siglas de bancos não é tão difícil quanto parece. Mas, é só manter a calma, porque eles as criaram para facilitar o entendimento tanto deles quantos dos clientes.

As pessoas que cumprem ou se encaixam em alguns dos pontos citados abaixo pode fazer o saque do DEP COD 01:

  • Demissão (a não ser por justa causa)
  • Falta de atividade remunerada por 90 dias ou aposentadoria. Apenas idade igual ou acima de 70 anos de idade
  • Compra de casa própria ou a empresa para a qual prestava serviço foi fechada de maneira recente
  • Estágio terminal de doenças graves como as seguintes categorias em questão: trabalhador, esposa ou filho.
  • Contrato rescindido depois de acordo entre as duas partes. Nessas condições, o saque de no máximo 80% do total disponível na conta de FGTS é permitido.

Vi uma mensagem de saque DEP COD 01? Veja como sacar

Com o objetivo de sacar o dinheiro disponível na conta, é preciso consultar a situação da conta em uma agência da Caixa ou no site oficial da Caixa.

É preciso ter em mãos o cadastro de pessoa física (CPF) e o número do PIS. Veja o passo a passo:

  • Entre no site do banco
  • Aceite o regulamento
  • Informe as informações solicitadas
  • Crie uma senha se ainda não tiver

Opte por conferir através do aplicativo do FGTS também. Pode ser mais prático, rápido e fácil. Afinal, não precisará nem sair de casa para realizar a consulta.

Agora para sacar o dinheiro, será necessário ir até a agência. Após ter acesso ao caixa eletrônico é só seguir os passos pedidos pelo sistema.

E, lembre-se: nada de pedir ajuda a estranhos. Assim, é mais seguro realizar o saque DEP COD 01 e voltar para casa com as informações intactas.

O que significa saque DEP COD 01 saldo zerado?

O saldo zerado do DEP COD 01 aparece quando a conta está zerada, sem nenhum centavo para receber.

Pode indicar um problema se você tinha saldo, não sacou o valor e apareceu zerado no extrato. Nesse caso, é recomendado ir à agência bancária e indagar sobre a questão.

O que significa saque DEP COD 50?

O valor efetivo do FGTS é chamado de DEP COD 50. Ele não considera os juros, somente o valor em si.

pessoa no caixa eletronico sacando fgts

Podem aparecer vários lançamentos no extrato se você já trabalhou em diversos lugares com carteira assinada e ainda não sacou o valor.

O que significa saque JAM COD 50?

Com certeza você já ouviu falar de juros, não é mesmo? Mas, sabia que o FGTS também rende juros durante o tempo em que fica aplicado na conta? Pois é, o JAM COD 50 é justamente referência a esse valor de juros que rendeu.

O aparecimento desse código pode se dar de forma individual no extrato. Por causa disso, não se assuste se aparecer isso por lá.

Quem pode sacar o FGTS?

Atualmente, o saque do FGTS foi liberado para 3,7 milhões de trabalhadores que nasceram no mês de abril. A Caixa está dando continuidade do calendário que foi liberado ainda esse ano e reservou até R$1 mil na conta poupança social digital.

Quem tem direito ao FGTS é o trabalhador brasileiro que tem contrato de trabalho formal, que segue as regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e os trabalhadores domésticos, incluindo os temporários, rurais, avulsos, intermitentes, safreiros e até os atletas profissionais.

Agora, para sacar o dinheiro da conta é preciso seguir o calendário que é disponibilizado pela Caixa todos os anos.

Além disso, esse calendário é planejado seguindo as datas de nascimento de cada trabalhador. Então, atenção ao saque DEP COD 01.

Deixe um comentário