Saque DEP Cod 60: o que significa, como sacar e para onde vai

Poucas pessoas conhecem a expressão saque DEP Cod 60. Porém, é certo que a maioria dos brasileiros sabe do que se trata a sigla FGTS. Agora, você sabia que essas siglas estão relacionadas?

Se a sua resposta é não, descubra o que quer dizer o saque DEP Cod 60 e qual a relação com o Fundo de Garantia. Saiba também como realizar esse tipo de saque sem complicações e fique por dentro de todo o processo. 

O que significa saque DEP Cod 60? 

Os saques de FGTS são organizados com uma série de códigos, que identificam a essência das movimentações ou sinalizam algo, tal como liberação de valores em um futuro próximo.

o que quer dizer saque dep cod 60

No caso do código aqui referido, o que está querendo transmitir ao trabalhador é que o valor referente ao saque de aniversário estará disponível em breve.

Inclusive, a data exata em que será possível movimentar essa parcela do valor do FGTS deverá estar inscrita logo após o código de identificação, de modo que o trabalhador possa conferir em que dia o saque de aniversário poderá ser realizado.

Portanto, se este código aparecer para você, não se assuste. 

Para onde vai o saque DEP Cod 60? 

Ademais, pode ser que você se pergunte para onde vai o saque identificado dessa maneira. Saiba que o FGTS é vinculado à conta de determinada pessoa na Caixa Econômica Federal. Assim, quando esta pessoa trabalha em regime CLT, todos os meses o contratante deposita um valor no FGTS vinculado a esta conta.

Além disso, ao cadastrar o saque de aniversário, o trabalhador escolhe entre algumas opções, como sacar a quantia quando chegar a data de vencimento estabelecida de acordo com a data de aniversário.

Dessa maneira, o saque DEP Cod 60 fica disponível para saque na conta vinculada ao FGTS em questão, além de contemplar também a opção remota ou presencial, à escolha do trabalhador. 

Como sacar o saque DEP Cod 60? 

Agora que já se sabe o que significa de fato saque DEP Cod 60, bem como seu destino final, é conveniente descobrir os trâmites necessários para que se faça um saque desse tipo.

É fato que o modo como este saque é feito vai depende da opção que o trabalhador faz no momento em que realiza a inscrição, de modo que o processo pode variar de pessoa para pessoa.

Dessa forma, o trabalhador pode sacar de maneira remota, por transferência bancária, o que permite que o valor caia em conta automaticamente na data referida. Ainda, pode resgatar o valor em um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal ou em Lotéricas.

mulher no caixa eletronico realizando um saque

Se você não se lembra qual foi a sua opção para o saque, saiba que você pode checar essa informação através do site ou do aplicativo do FGTS, clicando na opção “Saque-aniversário”. 

Saque DEP Cod 60 f em vermelho, o que pode ser? 

Seu saque DEP Cod 60 f aparece com algarismos vermelhos? Não se preocupe! Isso não quer dizer que ocorreu um erro com o seu dinheiro, tampouco que o valor já tenha sido sacado.

Na verdade, o que o código Saque Dep Cod 60 f em vermelho informa é que o valor referente ao saque de aniversário teve uma correção monetária e/ou uma correção com base no valor mais atual de juros. 

Como vai ser descontado o adiantamento do saque-aniversário? 

Agora que está claro o significado do saque com este código, saiba exatamente como funciona o desconto por ocasião do adiantamento do saque de aniversário.

Se a quantia depositada em seu FGTS for de até 500 reais, o desconto para saque será de 50%. No caso de um valor entre 500 e 1000 reais, é de 40% com adição de 50 reais. Depois, de 1000 até 5 mil reais, desconta-se 30%, mais 150 reais de parcela adicional. E assim progressivamente:

De 5 mil a 10 mil, desconto de 20% com uma parcela adicional de 650 reais. Entre 10 mil e 15 mil, de 10%, além de 1.150 reais. De 15 mil a 20 mil, desconta-se 10% e mais 1.900 reais. E por fim, valores superiores a 20 mil reais tem desconto de 5%, com parcela adicional de 2.900 reais.

É importante lembrar que ao realizar os saques, você estará utilizando adiantadamente uma parcela do seu FGTS. Isso significa que em caso de emergência como perda de vínculo empregatício, afastamento por acidente ou para utilizar o FGTS na compra de um imóvel você terá disponível um valor menor do que teria.

Por isso, o recomendado é que o saque só seja feito em caso de necessidade imediata.

Avalie!

Deixe um comentário