Transação não autorizada PicPay: o que significa e como resolver

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o PicPay é uma carteira digital de pagamentos e não um banco. Embora esteja presente no mercado desde 2012, começou a se popularizar há pouco tempo.

Por isso, a transação não autorizada PicPay ainda gera muita dúvida nos usuários.

O aplicativo é gratuito e dispõe de diversas funcionalidades. Entre as atividades mais comuns dos consumidores estão boleto de pagamento ou cobrança, transferências de dinheiro, pagamento de cartões pré-pagos de empresas parceiras, como Spotify e Netflix, depósito e recebimento de dinheiro.

Para realizar um pagamento no PicPay existem duas alternativas: utilizar o saldo da carteira ou o cartão PicPay. Isto é, recorrer ao PicPay Cred – cartão digital e físico, sem anuidade, que possui função de débito e crédito.

Além disso, a carteira conta com alto rendimento diário e porcentagens de cashback para compras realizadas com uso de QR Code.

Apesar de ser repleta de serviços, transação não autorizada PicPay é frequente e gera muitas reclamações. Pensando nisso, trouxemos os motivos desse acontecimento e formas de resolução.

Transação não autorizada no PicPay: por que isso acontece?

Antes de mais nada, é válido mencionar que o PicPay possibilita o cadastramento de diversos cartões de forma simultânea, mesmo que esses sejam de outras empresas.

transação não autorizada no picpay

Para verificar se o cartão cadastrado está funcionando, o aplicativo realiza uma compra que é estornada automaticamente, e exige que o usuário insira o valor exato da transação para confirmar o funcionamento e garantir segurança.

Ainda assim, a carteira tem reservado o direito de recusa a pagamentos nos quais é identificado instabilidade de dados. Ou seja, a transação não autorizada PicPay acontece porque a startup identifica a ação como insegura, tanto para ela quanto para o usuário.

Em circunstâncias específicas, também é possível que a não autorização ocorra por instabilidade na rede. Nessa situação, é necessário aguardar 48 horas para o sistema normalizar.

Como resolver o problema de transação não autorizada no PicPay?

O procedimento para compras online é semelhante ao pagamento com uso de um cartão. Isto é, requer os dados do cartão e a confirmação da compra pelo usuário.

Justamente por isso, quando a transação não é autorizada é muito provável que o problema esteja no cartão de crédito utilizado.

A solução mais rápida para esse problema é trocar a forma de pagamento da operação e usar o saldo disponível na carteira PicPay.

No entanto, como isso nem sempre é adequado a realidade do usuário, existe outra alternativa: aguardar alguns minutos e repetir o passo a passo completo da operação com outro cartão.

mulher segurando o celular

Nessa situação, é preciso tomar cuidado com tentativas em sequência, pois isso pode provocar bloqueio temporário do cartão.

Caso você não tenha outro cartão disponível, o mais recomendado é entrar em contato com a operadora responsável para tentar solucionar o erro.

Como funciona o cartão de crédito PicPay?

O PicPay Cred ou cartão de crédito PicPay, é uma maneira física para o consumidor acessar a carteira digital.

Como existem empresas que não aceitam pagamento através de transferência da ferramenta, ter o cartão da própria empresa vinculado à conta digital é uma ótima oportunidade para usar a conta em quase todos os lugares.

O cartão não cobra anuidade e pode ser utilizado nas funções de débito e crédito. Totalmente gratuito, oferece limite adequado ao perfil do cliente e possui bandeira Mastercard, o que favorece a participação do usuário em mais campanhas.

Como adicionar dinheiro no PicPay com cartão de crédito?

Transformar o crédito do cartão em dinheiro é possível. Para adicionar dinheiro no PicPay com cartão de crédito é necessário ter alguém da sua confiança que também utilize o aplicativo. O passo a passo é muito simples:

  1. Abra o aplicativo do PicPay no Google Play ou na App Store
  2. Selecione a opção “pagar”
  3. Escolha um destinatário confiável
  4. Determine um valor dentro do seu limite do cartão de crédito
  5. Aperte no botão “parcelar em” e defina o número de parcelas desejado
  6. Clique em “pagar”
  7. Cadastre o cartão de crédito
  8. Efetue o pagamento
  9. Solicite que o destinatário transfira o valor de volta para o seu PicPay

Esse tipo de transação tem taxa fixa de 3,99%.

Avalie este Conteúdo!

Deixe um comentário