Apelido do cartão: o que significa, onde fica e o que colocar

Você já ouviu a expressão apelido do cartão? Sabe o que significa e para que serve? Se você é uma daquelas pessoas que possuem diversos cartões vinculados a uma mesma conta é interessante ter esses conceitos claros em mente.

O que é apelido do cartão?

Trata-se de uma opção dada aos usuários de cartões que tem o objetivo de auxiliar na organização do cliente. Isto é, serve para que ele não se confunda na hora de escolher qual cartão usar para fazer seus pagamentos.

o que é apelido do cartão de crédito

O apelido do cartão é justamente uma nomenclatura específica, atribuída a cada cartão pelo seu titular, o que faz com que a identificação de cada cartão e sua designação seja mais facilmente recordada no momento de pagar contas.

Isso pode evitar erros em situações nas quais o usuário precisa fazer um pagamento com urgência.

Apelido do cartão opcional

Para usar como exemplo os aplicativos de compra e de serviços (como a Uber, iFood, Shopee), nas opções de pagamento o usuário pode adicionar diversos cartões para utilizar em pagamentos.

Isso serve para que o cliente não se confunda, por exemplo, na hora de selecionar um cartão de débito ou de crédito, ou o cartão de uma ou de outra conta.

Inclusive entidades bancárias estão fornecendo essas opções aos clientes, a fim de facilitar a organização dos cartões por parte dos usuários.

Apelidar os cartões cadastrados nos aplicativos é uma ação que foi pensada para auxiliar no momento de fazer pagamentos via internet banking. No entanto, ressaltamos que essa designação não é obrigatória.

Portanto, se você identifica facilmente os cartões vinculados a diferentes contas e funções (débito ou crédito) pode optar por não apelidar os cartões.

O que preencher no apelido do cartão?

Designar apelidos para os todos os cartões cadastrados em um aplicativo que utiliza pagamentos eventualmente é simples.

Tudo o que o cliente precisa fazer é acessar as opções de pagamentos oferecidas pelo aplicativo e adicionar quantas alternativas de cartões quiser.

Eles podem ser de um mesmo titular ou mesmo de outras pessoas – é preciso apenas fornecer os dados solicitados do cartão em questão.

As informações que o usuário deve preencher para o cadastro são as mesmas para qualquer pagamento online: número do cartão, dados pessoais do titular, data de vencimento e código de verificação.

Depois, é só adicionar um apelido opcional aos diferentes cartões clicando na opção “Nome do cartão”.

Onde fica: como saber o apelido do meu cartão?

O apelido do cartão é a forma de identificação de cada uma das formas de pagamento. Portanto, fica localizada junto com os dados de cada cartão.

homem sorrindo olhando para o celular e segurando o cartao de credito

Na maioria dos aplicativos que permitem a determinação de apelidos, essa característica geralmente aparece como se fosse o título daquela forma de pagamento.

Por exemplo, um cartão com o apelido “Cartão principal” terá esta frase em negrito na parte superior e embaixo trará os últimos números do cartão para identificá-lo.

Exemplos de cartões que oferecem apelidos

Como já foi mostrado, algumas instituições bancárias permitem que os clientes utilizem vários cartões vinculados ao mesmo titular. Por isso, essas instituições oferecem a opção de apelidar cartões para facilitar a organização dos usuários.

Abaixo estão alguns exemplos de empresas que oferecem apelidos:

Picpay

O apelido do cartão Picpay pode ser dado acessando a aba “Carteira” no aplicativo, onde o cliente tem acesso a todos os seus cartões cadastrados.

Ele deve clicar no cartão que deseja apelidar e em seguida selecionar o ícone “Editar cartão”. Feito isso, é só digitar o apelido no campo designado, o qual pode ser composto por letras e números.

Caixa

A Caixa Econômica também oferece essa alternativa para quem tem cartões diversos cadastrados em seu aplicativo.

Para não confundir os cartões da Caixa Econômica, que podem ser da poupança ou da conta corrente, por exemplo, o cliente tem a opção de dar apelidos a seus cartões no aplicativo do banco.

Ourocard

Outro aplicativo que utiliza do advento de apelidar cartões é o do OuroCard e o procedimento é basicamente o mesmo.

Basta cadastrar um cartão e associar a ele o apelido que desejar para identificá-lo.

Riocard

O Riocard também oferece diversos cartões aos clientes, os quais podem ser cadastrados no aplicativo como forma de pagamento.

Sendo assim, essa instituição bancária também trabalha com a estratégia de apelidos de cartão para que seus clientes não se confundam ao selecionar uma opção de pagamento.

Sicoob

Por fim, no aplicativo da Sicoob também é disponibilizada a opção de apelidar os cartões cadastrados como forma de auxiliar na organização dos clientes.

Da mesma forma que os anteriores, o processo é simples. Basta acessar a aba em que ficam os cartões cadastrados e escolher uma nomenclatura para cada um deles.

Avalie!

Deixe um comentário